19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Factos E Figuras Do Distrito 2018Factos e Figuras do Distrito 2018 - Concelho de MOITA

Factos e Figuras do Distrito 2018 – Concelho de MOITA

FIGURA DO ANO

- PUB -

João Pedro Ferreira

 

Antigo aluno de Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico, José Pedro Ferreira foi um dos seis jovens portugueses seleccionados em 2018 para integrar o programa de estágios da NASA, nos E.U.A.

- PUB -

Natural de Alhos Vedros, José Pedro Ferreira desempenha funções como investigador no NASA’s Ames Research Center, ao abrigo de um protocolo entre a NASA e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), entidade financiadora deste programa.

O percurso académico do jovem foi um dos principais factores que influenciaram esta oportunidade, uma vez que José Pedro Ferreira obteve diploma de excelência académica no Instituto Superior Técnico, com 18 valores de média e uma classificação de 19 valores na tese de mestrado.

 

- PUB -

FACTO DO ANO

Frente ribeirinha ganha força na estratégia municipal

Em 2018 o Município da Moita renovou e reforçou a aposta na estratégia de aproveitamento da riqueza histórica e cultural ribeirinha para o desenvolvimento e promoção do concelho.

Avançou a recuperação das tradições ligadas ao Tejo como factor-chave para desenvolver o turismo e o investimento na qualificação urbana da frente de rio.

A Câmara Municipal lançou o programa “Moita Património do Tejo” de candidatura à UNESCO, na perspectiva de eleger a construção naval das embarcações típicas do Tejo, como Património Cultural Imaterial.

Uma aposta que visa também salvaguardar a actividade do Estaleiro Mestre Jaime Costa, em Sarilhos Pequenos e dar continuidade ao transmitir de saberes e técnicas na construção de embarcações tradicionais.

Através desta candidatura o município espera conseguir a sustentabilidade necessária para preservar a actividade marítimo-turística das embarcações tradicionais no Tejo.

Voltar aos Factos e Figuras

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -