28 Novembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioDossiêFactos E Figuras Do Distrito 2018Factos e Figuras do Distrito 2018 - Categoria POLÍTICA

Factos e Figuras do Distrito 2018 – Categoria POLÍTICA

FIGURA DO ANO

Dores Meira

- PUB -

 

 

- PUB -

A autarca de Setúbal continua inigualável no plano regional. Tanto em obra feita, como popularidade e até em projecção política não há quem lhe faça sombra no distrito. Talvez só neste ultimo capitulo possa ter concorrentes, como a mediática Inês de Medeiros, de Almada, ou o influente Vítor Proença, de Alcácer do Sal. Mas nos outros critérios, Dores Meira supera e, no conjunto, sobressai como a principal figura política da região.

2018, apesar de inicio de mandato e ainda sem a força máxima do co-financiamento comunitário, foi mais um ano de investimento, ambição e resultado. Entre grandes e pequenos projectos, todo o território está a mexer. A revolução continua a modernizar, embelezar e projectar a cidade. Dores Meira vai deixar obra indelével em Setúbal, mesmo que também deixe divida. Certamente terá lugar na história local como a presidente de referência durante muitos anos.

 

- PUB -

FACTO DO ANO

IMI no distrito continua o mais alto do país

O facto não é novo, mas continua a ser penoso para os cidadãos da região, sobretudo para os munícipes de alguns concelhos, com Setúbal à cabeça, onde a taxa é mais alta.

O distrito de Setúbal continua a ser o distrito do país com a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis mais elevada do país. É certo que no ano de 2018 manteve-se, e até se acentuou, a tendência de redução do imposto, com vários municípios a baixarem a taxa que praticam. Mas essa tendência, além de pouco ambiciosa, não é suficiente para que o distrito abandone este penoso primeiro lugar porque noutros distritos as autarquias também têm reduzido a taxa.

Para termos uma ideia, a taxa média de IMI no distrito de Setúbal é de 0,38. A média nacional é 0,34 e a média do segundo pior distrito (são vários com mesma média) é 0,36.

Voltar aos Factos e Figuras

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -