27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioEdição 1000Transformações Sociais e Urbanísticas no SeixalMundet – Uma fábrica transformada em museu, restaurante, arquivo e escola

Mundet – Uma fábrica transformada em museu, restaurante, arquivo e escola

Após 85 anos a produzir cortiça, a fábrica Mundet encerra definitivamente em 1988. Durante os anos em que esteve em atividade, foi um importante empregador na região e teve um papel ativo na vida dos seus trabalhadores e da comunidade. Adquirida pela Câmara Municipal do Seixal em 1996, a fábrica foi musealizada, sendo hoje um dos núcleos do Ecomuseu do Seixal. Além disso, em 2016, o antigo refeitório transforma-se num bar/restaurante. Há, ainda, lugar nas antigas instalações da fábrica para a Escola de Música do Conservatório Nacional – Pólo do Seixal e para o Centro de Documentação e Informação do Ecomuseu Municipal do Seixal.

Em 1905, a firma L. Mundet & Sons instalou a sua fábrica-sede na Quinta dos Franceses, na vila do Seixal. Proveniente da Catalunha, já estava então radicada nos Estados Unidos da América e evoluiu para uma poderosa organização corticeira a nível mundial. Em Portugal, a firma Mundet expandiu-se, para além do Seixal e de Amora, pelo Montijo, Mora, Ponte de Sor e Vendas Novas.

- PUB -
MEMÓRIAS. Tanques de cozer cortiça: a fábrica Mundet transformada em museu

No entanto, a partir de 1972, apenas se encontravam em funcionamento as fábricas do Seixal e Montijo. Depois de 1974, assistiu-se a um empolgante e conturbado processo de luta dos trabalhadores pela sua recuperação e viabilização, mas o percurso da Mundet parecia comprometido por sucessivos problemas de administração e estratégias, a que se juntaram a falta de modernização, a expansão do plástico e a crise internacional dos anos 70.

A fábrica do Seixal encerrou em 1988. Tornada património municipal em 1996, quando a Câmara Municipal do Seixal a adquiriu em hasta pública, a antiga fábrica Mundet foi objeto de um processo de musealização. Lá passaram a funcionar o Pólo do Seixal da Escola de Música do Conservatório Nacional, os serviços centrais (sede administrativa) do Ecomuseu Municipal do Seixal, o Centro de Documentação e Informação, o Serviço Educativo e duas exposições: uma no Edifício das Caldeiras Babcock & Wilcox (desde 1998) e outra no Edifício das Caldeiras de Cozer (desde 2000).

A sala que vemos na fotografia é o interior do Edifício das Caldeiras de Cozer, construído em 1942 e onde começava o processo de fabrico da cortiça. Os tanques são os originais e permitem vislumbrar como se iniciava o trabalho. Acima, um grande cartaz com fotografias recorda-nos de que estamos num espaço musealizado que já não opera como fábrica. A exposição chama-se “A Cortiça na Fábrica: A Preparação”. Aqui, efetuava-se a primeira cozedura da cortiça, um trabalho que exigia robustez física e habilidade manual, para enfardar as pranchas vindas do mato e obrigar os volumosos fardos a submergir na água. Por esse motivo, esta secção, onde depois eram escolhidas as pranchas com base no seu calibre e qualidade, era conhecida como “Caldeiras dos Homens” para se distinguir daquela onde era feita a segunda cozedura: “Caldeiras dos Moços”. O nome devia-se ao facto de o trabalho realizado nesta fase ser mais leve, embora se mantivesse o perigo de manipular cortiça em água a elevada temperatura, pelo que era realizado pelos operários mais jovens. As cozeduras eram essenciais para permitir a posterior transformação da cortiça nas oficinas, como João José Fominha, antigo escolhedor de prancha, afirmou em 1998 ao núcleo museológico da Mundet: “Crua não, crua não se escolhia. Nem dá para escolher cortiça crua. Era depois de ser cozida e de ser aqui traçada. Isto era cheio de cortiça! Depois lá para baixo é que a gente escolhia cortiça. Numas bancas, assim é que a gente escolhia”.

- PUB -
EXTERIOR. Um investimento incompleto

Embora vários espaços da antiga fábrica tenham sido reaproveitados, a parte do museu ainda está pouco dinamizada e divulgada, contando apenas com uma exposição permanente e outra temporária que nem sempre é possível visitar devido a problemas no teto do edifício. Este é o Edifício das Caldeiras Babcock & Wilcox, onde está a segunda exposição. Tem afixado um cartaz onde, no início dos anos 2000, se podia ler “exposição”. Atualmente é necessário estar perto e com atenção para se ser capaz de distinguir essa palavra na parede, como revela a fotografia. Aparentemente, depois do investimento inicial, aquando da aquisição do espaço, não voltou a haver avanços concretos no que respeita ao aproveitamento da antiga fábrica.

A fábrica da Mundet estendia-se por vários hectares e, embora o trabalho fosse duro, os trabalhadores tinham vários direitos inovadores para a época (entre avanços e recuos) e que provam algum sentido de responsabilidade social por parte da administração, principalmente até aos anos 60. A partir daí, mudanças nos líderes e dificuldades económicas começam a ditar o encerramento de espaços e das próprias fábricas, à exceção do Seixal e do Montijo. Logo em 1939, é inaugurada uma creche e casa de infância (1943) no interior das instalações da Mundet, para que os trabalhadores tivessem onde deixar os seus filhos, até estes completarem 10 anos. Em 1941, é fundada a Caixa de Previdência do Pessoal da Mundet, face à ausência de segurança social como hoje a conhecemos. Em 1942, surge a Corporação dos Bombeiros Privados da Mundet para responder rapidamente aos incêndios que podiam acontecer na fábrica. O ano de 1951 trouxe a inauguração da sede e novas instalações desportivas do Grupo Desportivo Mundet, fundado em 1949 (onde se destaca o hóquei em patins). O ano de 1955 ficou marcado pela instalação do Posto Médico da Caixa de Previdência do pessoal da firma Mundet – na região havia apenas uma ambulância, propriedade da Mundet mas que era utilizada por toda a população envolvente. No ano seguinte, é instalado cinema ao ar livre na esplanada contígua à patinagem do Grupo Desportivo Mundet. A cronologia completa pode ser encontrada na obra “Água, fogo, ar, cortiça – exposição temática sobre a Mundet”, publicada pelo Ecomuseu Municipal do Seixal e pela Câmara Municipal do Seixal, em 2002.

ANTIGO REFEITÓRIO. Em 2016 abre o bar/restaurante Mundet Factory que aproveita elementos em cortiça para a decoração

O antigo refeitório transformado em bar/restaurante

Em 1930, a Mundet compra o edifício do Grémio Recreativo Seixalense, contíguo à fábrica, num primeiro sinal de querer apostar em atividades desportivas, culturais e recreativas. Por alguns anos, a instituição continuou a funcionar sob os auspícios daquela firma. Posteriormente, em 1935, esse espaço é adaptado e torna-se um refeitório para os trabalhadores da fábrica que, até aí, tomavam as suas refeições na berma da estrada ou em quintas vizinhas. Em 1939, o edifício é ampliado e é instaurada a “Sopa dos Pobres” para assegurar uma ação de assistência à população mais carenciada. No final da década de 70, com a crise na empresa e o decorrente decréscimo de operários, parte do espaço dos refeitórios foi adaptado, instalando-se aí o Café do Grupo Desportivo dos Trabalhadores da Mundet, os balneários de apoio ao ringue de patinagem e a Cooperativa de Empregados da Mundet.

- PUB -

Com o encerramento da fábrica, em 1988, o espaço ficou fechado até ter sido adquirido pela Câmara Municipal do Seixal, em 1996. Foi alvo de obras que permitiram a sua reutilização com fins recreativos e culturais, a partir de abril de 1997. No entanto, a revitalização efetiva surgiu muito depois: no dia 21 de dezembro de 2016, é inaugurado o bar/restaurante Mundet Factory. O espaço é dirigido por João Macedo, que participou no programa “MasterChef” da TVI, e ocupa os antigos refeitórios da Mundet, cuja recuperação “foi pensada para manter as características do edifício, tais como a fachada, e reaproveitar algumas peças originais do mesmo, estando a cortiça presente na decoração”. O objetivo é, simultaneamente, marcar a agenda cultural do concelho através de exposições, espetáculos de música ao vivo e outros eventos.bém marcar a agenda cultural do concelho através de exposições, espetáculos de música ao vivo e outros eventos que vão dinamizar a vida cultural do Seixal.

A importância da Mundet também se evidencia pelo número de trabalhadores, que chegou a ascender, nos anos 40, a mais de 4000. Cerca de 2500 estavam na fábrica do Seixal, e, desse número, perto de metade eram mulheres. Embora houvesse tarefas claramente destinadas a homens e outras a mulheres, é de assinalar a importância da mão-de-obra feminina na fábrica, principalmente desde os anos 30. A maior fábrica de cortiça em Portugal, na época, produzia todo o tipo de objetos em cortiça. No bar/restaurante os bancos são, agora, semelhantes aos que existiam no refeitório, uma prancha de cortiça é utilizada como mesa e a ementa parece um jornal antigo, com muitos trabalhadores a passar à entrada da fábrica.

No início da produção de discos na fábrica, havia uma “oficina grande”, construída em 1961, ou seja, o espaço onde se concentravam as operações de transformação dos diversos produtos: ”Era uma oficina assim muito grande. Os homens faziam aquelas tiras para fazer as pastilhazinhas. Tinha uma secção disso, tinha uma outra secção de lixar a rolha para ficar muito lisinha, muito lisinha… Tinha as mulheres a rebaixar, tinha os homens a fazer a rolha numa máquina que metiam as rabanadas de cortiça ali assim e aquilo fazia… tuc, tuc, tuc, tuc, tuc… Dali é que saíam as rolhas todas!” – Testemunho de Adelina Maria da Conceição, antiga escolhedora de rolha na Mundet & C.ª, Lda, em 2001, quando tinha 90 anos. Adelina era filha de operários corticeiros desta fábrica, tendo sido admitida na empresa em 1926 (com 15 anos), onde permaneceu como escolhedora até à idade da reforma, em 1968 (com 57 anos). Esta informação foi retirada do livro “Quem diz Cortiça, diz Mundet”, publicado pelo Ecomuseu Municipal do Seixal e pela Câmara Municipal do Seixal, em 2010.

VOLTAR AO DOSSIÊ

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -