16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioDossiêEspecial 165 AnosVenâncio da Costa Lima deixou azeite e cereais para foco no vinho

Venâncio da Costa Lima deixou azeite e cereais para foco no vinho

Casa Agrícola fundada em 1914 é berço de um dos melhores moscatéis do mundo

A Casa Agrícola Venâncio da Costa Lima foi fundada em 1914, na Quinta do Anjo, por Venâncio da Costa Lima, e dedicava-se principalmente ao comércio de vinho, azeite e cereais, antes de alguns anos depois se dedicar por inteiro ao vinho. A dada altura, entre os anos de 1930 e 1950, aproximadamente, era a “segunda maior produtora de vinho da região”, de acordo com a própria empresa.

- PUB -

Além do olho para o negócio, Venâncio da Costa Lima, que nasceu em 1892, também na Quinta do Anjo, ocupou ainda alguns cargos regionais importantes, como Presidente da Câmara Municipal de Palmela, entre 1937 e 1946.

Venâncio morre em 1956, com 64 anos, com levou inclusivamente ao cancelamento das Festas da Quinta do Anjo naquele ano e, sem filhos, deixa a adega a quatro sobrinhos. Passadas quatro gerações, a empresa tem ainda um cariz “familiar” e mexe anualmente com três milhões de litros de vinho e moscatel.

Além de vinhos de mesa, a Venâncio da Costa Lima dedica-se a vinhos certificados (Regional Península de Setúbal e DO Palmela) e Moscatel de Setúbal, tendo um dos pontos altos da empresa sido precisa alcançado com esta última bebida.

- PUB -

No Muscats du Monde 2011, a empresa foi reconhecida como produtora do Melhor Moscatel do Mundo, um dos muitos prémios com que já foi galardoada ao longo dos anos.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -