26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioEdição 1000167º aniversárioRita Maló: “A patinagem artística ensina-me bastante, sobretudo a trabalhar em equipa”

Rita Maló: “A patinagem artística ensina-me bastante, sobretudo a trabalhar em equipa”

A jovem do Barreiro iniciou-se enquanto patinadora aos sete anos e em 2021 participou na Taça da Europa, pela equipa do Juventude Azeitonense

 

- PUB -

Nasceu e cresceu no Barreiro e rumou a Vila Nogueira de Azeitão, em 2020, para ser parte da equipa de patinagem artística do Juventude Azeitonense. Rita Maló tem 17 anos e no próximo ano lectivo completará o 12.º ano de escolaridade no Curso de Ciências e Tecnologias na Escola Alfredo da Silva, no Barreiro. Sobre o caminho a seguir depois, confessa estar ainda indecisa entre duas áreas, engenharia química e medicina veterinária.

“Faço patinagem desde muito cedo, desde os meus sete anos. Sempre vi patins na minha vida, o meu irmão pratica hóquei em patins e depois de um jogo dele vi patinagem e decidi que queria experimentar. A partir daí não parei mais”, começa por dizer. “Estive no Fabril, no Barreiro, e em 2020 vim para Azeitão. O nosso treinador, Pedro Mourinho Guerreiro, estava nos dois sítios, decidiu ficar apenas em Azeitão e viemos com ele. A experiência tem sido muito boa, ainda que um bocadinho diferente por não ser tão perto de casa”, adianta.

No que diz respeito à competição, já participou em diversas provas: “começou tudo pelo Campeonato Distrital, seguiu-se o Nacional e depois fui chamada para a Taça da Europa. Este mês, entre os dias 11 e 13, estive no primeiro centro de treino para o Campeonato da Europa da Selecção Nacional de Patinagem Artística, no Luso”, conta. “Nestes momentos vive-se muitos nervos. Tenho reparado que ultimamente tenho ficado mais bem classificada e isso deixa-me satisfeita e com vontade de conseguir ainda mais e melhores resultados”, adianta.

- PUB -

Rita Maló participou na Taça da Europa, na especialidade de Patinagem Livre, entre Outubro e Novembro de 2021, em Paredes, momento que destaca como “o mais marcante. Fiquei em segundo lugar no programa curto. Nesta hierarquia, depois da Taça da Europa vem o campeonato da Europa, a realizar-se em Setembro de 2022, no qual ainda não sei se marcarei presença”.

No Campeonato Nacional de 2021, ficou em quarto lugar e participou igualmente no Campeonato Nacional deste ano, realizado a 24 e 25 de Julho. “Para participarmos no campeonato nacional temos de fazer provas de acesso, nacionais também, e temos de alcançar um certo nível. Na patinagem são atribuídos pontos e temos de chegar àqueles objectivos”, explica, para depois acrescentar que “se formos os 30 melhores com esses pontos passamos para o nacional, onde temos duas provas, o programa curto e o programa longo. Nas provas da Europa, é a Selecção Nacional que escolhe a partir dos centros de treinos”.

 

- PUB -

No futuro quer manter a ligação à modalidade enquanto treinadora

Para a jovem, “a patinagem serve para não ter a cabeça apenas na escola. Não quero estar sempre a pensar nos estudos, quero ter a cabeça mais livre e também ter outras coisas para aprender. Praticar esta modalidade significa também isso. Ensina-me bastantes coisas, sobretudo porque não faço apenas patinagem a solo, faço também em grupo”. Esta experiência ensina-a, assim, “a trabalhar em equipa, uma das coisas que considero necessárias para o trabalho e para a vida no geral”.

Quando questionada sobre outros interesses que ocupam os seus dias, Rita responde que “com a patinagem, temos também a parte da dança. Tenho esse interesse, gosto muito de dançar todos os tipos, desde o contemporâneo ao hip-hop. À parte isso, é complicado ter tempo para fazer outras coisas”.

No que diz respeito a planos para o futuro, estes passam pelo ensino da modalidade, pela transmissão dos seus conhecimentos a outros. “Estou a pensar manter a patinagem como um trabalho, a dar treinos, enquanto estou na universidade. Claro que vou tentar continuar a patinar, mas é um bocado complicado, faculdade é outro nível”, refere.

 

Rita Maló à queima-roupa

Idade 17 anos

Naturalidade Barreiro

Residência Barreiro

Área Ciências e Tecnologias

Sobre o seu percurso profissional, diz estar dividida entre a engenharia química e a medicina veterinária

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -