A equipa de futebol de praia do Vitória sagrou-se pelo segundo ano consecutivo campeão da Taça de seniores masculinos da Associação de Futebol de Setúbal (AFS), na quinta-feira, ao derrotar o GD Sesimbra nos penáltis, por 3-2, depois de um empate a seis golos no tempo regulamentar e após prolongamento. No Campo de Jogos da Praia do Ouro, em Sesimbra, houve equilíbrio e emoção, acabando os verdes e branco por trazer o ‘caneco’ para o Bonfim.
O mérito do êxito vitoriano é colectivo, mas em termos individuais vários nomes se destacaram a começar pelo do guarda-redes Afonso Teixeira. Além das defesas efectuadas, guardião, de 20 anos, evidenciou-se pelos dois golos marcados que se revelaram decisivos para o desfecho final. Na finalização, Rafael Alfredo, autor de um ‘hat-trick’, também brilhou num jogo em que Diogo Formiga foi o outro marcador de serviço dos sadinos.
Num recinto lotado de público, os comandados de Pedro Queijeira foram mais eficazes nos momentos cruciais sendo premiados no final pelo espírito de grupo demonstrados numa partida em que a incerteza do vencedor se manteve até ao final da cobrança dos penáltis. Antes, no final dos três períodos do encontro, registou-se um empate (5-5) e, após o prolongamento, nova igualdade, desta vez 6-6.
Após a festa rija feita pelos sadinos no areal da Praia do Ouro, em que estiveram presentes muitos apoiantes que viajaram desde Setúbal, todos os elementos afectos ao Vitória – dirigentes, equipa técnica e atletas – reconheceram a importância do apoio vindo das bancadas. Apesar de o GD Sesimbra estar a jogar em sua casa, a falange verde e branca nunca deixou de se fazer ouvir no apoio à equipa.
Meca agradece aos adeptos
Meca, coordenador da secção de futebol de praia vitoriano, não escondeu surpresa por ver tantos apoiantes verdes e brancos em Sesimbra. “Os sócios tiveram em massa a apoiar-nos, confesso que até fiquei admirado de ver tanta gente de Setúbal a apoiar o Vitória. No futebol estamos habituados a ter muitos adeptos, mas no futebol de praia não é tão normal. Foram muito importantes e quero, em nome da equipa, agradecer-lhes”.
O responsável, que há 22 anos criou a modalidade no clube com Fernando Carvalho, explicou a O SETUBALENSE o que significa a conquista da Taça da AFS. “De certa forma, estamos a colher os frutos daquilo que plantámos. Representamos o Vitória e somos do Vitória e é sempre bom quando conseguimos ter sucesso no nosso clube”, disse, afirmando que nunca duvidou do triunfo. “Acreditei sempre, sempre. A equipa tem valor, é dedicada, unida e lutou muito. Deram tudo o que tinham e foram recompensados por isso”.
Instado a revelar os objectivos para o que falta da época, Meca foi peremptório. “Na Taça de Portugal, já eliminámos uma equipa da divisão de elite [3-2 à AFD Torre] e agora vamos defrontar o Sesimbra [próximo domingo]. O nosso objectivo é ir o mais longe possível, apesar dos custos muito elevados e dos poucos apoios”, lamenta, referindo que “no campeonato, o objectivo é tentar chegar à fase final e depois logo se vê”.