O nome do Vitória FC não consta da lista de clubes Licenciados para as Competições da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), para a época desportiva 2024/2025. A informação foi tornada pública esta quinta-feira ao final do dia através do comunicado n.º 929 que informa que o “processo está pendente da decisão da Comissão de Recurso” que está a avaliar o processo.
O Regulamento do Licenciamento de Clubes para as Competições da FPF, sublinha no final do documento que “as licenças atribuídas aos clubes acima mencionados não conferem o direito a disputar a competição correspondente, sendo cumulativamente exigida a verificação dos resultados desportivos de acesso à competição aplicável e o cumprimento dos demais requisitos regulamentarmente exigidos”.
Quer isto dizer que nem o Vitória, que aguarda a decisão da Comissão de Recurso, está afastado em definitivo da Liga 3 nem os clubes que constam da lista, entre eles o U. Santarém (principal beneficiado da exclusão dos sadinos) tem ainda como certa a sua participação no terceiro escalão do futebol nacional.
Recorde-se que o Vitória apresentou recurso depois de ter sido chumbada a sua inscrição numa primeira instância pela Comissão de Licenciamento. Por entenderem que cumprem todos os requisitos, os sadinos, que viram a sua candidatura chumbada pela Comissão de Licenciamento recorreram da decisão para o Conselho de Justiça.
Na origem do não licenciamento dos sadinos, segundo a notificação enviada aos clubes a 31 de Maio, terão estado questões de secretaria relacionadas com documentação emitida pela Segurança Social (SS), impedindo o cumprimento dos requisitos financeiros necessários para participar na prova. O Vitória, que alcançou em campo a subida de divisão, contesta o veredicto inicial e apresentou recurso.