O Vitória FC foi distinguido pela Associação de Futebol de Setúbal (AFS) na quarta-feira, no Fórum Cultural de Alcochete, o diploma de Entidade Formadora Certificada 4 estrelas, referente à época de 2024/2025, com validade para 2025/2026. Numa curta nota publicada pelo clube no Facebook os sadinos escreveram: “Um reconhecimento da qualidade e trabalho desenvolvidos pela nossa formação de jovens atletas”.
Na cerimónia de entrega de placas e diplomas às Entidades Formadoras Certificadas, o organismo que gere o futebol distrital certificou um total de 72 entidades, um novo máximo no que respeita ao nosso universo associativo. Na ocasião, Francisco Cardoso, presidente da direção da AFS, sublinhou que houve um aumento de 13 comparativamente com a época transata. “Um novo recorde”.
No caso do Vitória, depois de várias épocas como entidade certificada de três estrelas, o departamento de formação viu o seu trabalho reconhecido com a elevação a quatro estrelas, decisão que já conheciam desde o mês de maio de 2025 e que só agora foi formalizada numa cerimónia em que esteve também presente o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, que lembrou o talento que há na região.
“Portugal é o país do futebol e Setúbal um berço do talento! Um distrito de clubes históricos, jogadores e treinadores míticos. Hoje é dia de celebrar esse sucesso”, disse o presidente federativo na ocasião, sublinhando que Setúbal não foge ao aumento de candidaturas que se verificou na última temporada. “Noventa e três por cento por dos clubes que se candidataram, são hoje certificados e reconhecidos como Centros Básicos de Formação de Futebol e Futsal”.
Numa notícia publicada por O SETUBALENSE a 14 de maio do ano passado, o emblema vitoriano já tinha manifestado nas suas redes sociais a satisfação pela distinção. “As 4 estrelas no processo de Certificação do clube 2024/2025 voltaram ao Bonfim”, escreveram, agradecendo à “estrutura da formação, e a todos os envolvidos, as longas horas de trabalho e dedicação que geraram este reconhecimento”.
O reconhecimento resultou de um trabalho que foi desenvolvido ao longo dos últimos meses com a realização de visitas técnicas para o processo de Certificação de Entidades Formadoras (EF). O sucesso de certificação na época desportiva 2024/25, em que a Associação de Futebol de Setúbal (AFS) teve um papel essencial, só foi possível após várias reuniões de trabalho entre todos os envolvidos.