Vitória FC discute com Vasco da Gama lugar nas meias-finais da Taça AFS

Vitória FC discute com Vasco da Gama lugar nas meias-finais da Taça AFS

Vitória FC discute com Vasco da Gama lugar nas meias-finais da Taça AFS

Duas semanas depois de ter ido a Sines vencer o Vasco da Gama AC, por 3-2, em partida da 16.ª jornada do Campeonato da I Divisão da Associação de Futebol de Setúbal, o Vitória FC e volta domingo (15h00) a medir forças com os alentejanos, desta vez a contar para os quartos-de-final da Taça AFS ‘Joaquim Sousa Marques’. O objetivo passa por assegurar, no Estádio do Bonfim, um lugar nas meias-finais da prova.


A competição oficial está de volta aos campos do distrito depois de 15 dias de interregno nas competições, uma vez que no passado fim-de-semana o organismo que gere o futebol na região adiou todos os jogos previstos devido ao mau tempo que tem afetado o país. Por esse motivo, os jogos do campeonato em que iam intervir Vitória (diante do Amora B) e Vasco da Gama (no reduto do Palmelense), da 17.ª ronda, só se vão realizar a 22 de março.

- PUB -


O confronto deste domingo dos quartos-de-final da Taça AFS coloca frente a frente, em Setúbal, o líder do campeonato Vitória com o 10.º classificado, que chegou a esta fase depois de ter vencido (1-0) em Sesimbra na eliminatória anterior. Já os verdes e brancos despacharam na fase anterior o Moitense, por 5-2. No Bonfim, a 25 de janeiro, os defesas Tomás Piedade, Diogo Isnard, Odilon e Heta e o atacante Catarino foram os autores dos golos dos anfitriões.


Em relação ao Vasco da Gama, será a terceira vez que os sadinos vão medir forças com os sineenses em 2025/26. Antes do confronto de há duas semanas, que inaugurou a segunda volta do campeonato e em que Leo Chão (bisou) e Catarino marcaram no triunfo por 3-2, ambos os emblemas já tinham jogado há mais de quatro meses, no Estádio do Bonfim, a contar para a ronda inaugural do Campeonato da I Divisão.


Nesse dia 5 de outubro, os verdes e brancos ganharam por 2-0 num confronto em que Leo Chão inaugurou o marcador, aos 44 minutos, na cobrança de uma grande penalidade. Após o intervalo, aos 53, Catarino fechou o resultado de uma partida em que os sineenses, treinados por Daniel Direito, terminaram com 10 elementos devido à expulsão de Ricardo Ferreira (90+3 minutos).

- PUB -


Quarto duelo da história


As equipas principais do Vitória e Vasco da Gama vão pela quarta vez na história de ambos os emblemas defrontar-se no doming. Para encontrar o embate de estreia é preciso recuar mais de 33 anos quando, a 29 de novembro de 1992, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, os sadinos golearam os alentejanos, por 5-0, na cidade alentejana.


Ao intervalo do jogo, os verdes e brancos já venciam confortavelmente por 4-0. Clint, médio de Trindade e Tobago, inaugurou o marcador aos oito minutos. Paulo Gomes foi o homem do jogo ao fazer um ‘hat-trick’ (18, 26 e 34 minutos). Na segunda parte, aos 60 minutos, o nigeriano Yekini fechou as contas do marcador num jogo em que Nunes foi expulso nos sadinos, aos 88 minutos.

- PUB -


Na partida de 1992/93, época em que os setubalenses militavam na II Divisão de Honra e conseguiram subir à I Divisão, o treinador Raul Águas fez alinhar frente ao Vasco da Gama, clube comandado pelo antigo vitoriano Vítor Madeira, o guarda-redes Paulo Sérgio, Pica, Edgar, Nunes, Crisanto, Hélio, Rui Carlos, Clint, Paulo Gomes, Yekini e Chiquinho Conde.


Castigos condicionam


Depois de terem sido expulsos em Sines, o treinador Paulo Martins já sabe que não vai poder com três dos atletas que integraram a convocatória de há duas semanas com o Vasco da Gama. O guarda-redes Rodrigo Gomes (quatro jogos) e os defesas Tiago Nunes (três) e Odilon Júnior (dois) vão cumprir em conjunto um total de nove jogos de suspensão, anunciou o Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) na passada semana.


Além do trio de vitorianos e do seu treinador Paulo Martins, também foram expulsos pelo árbitro Tomás Dias (Núcleo de Almada/Seixal) dois elementos do clube alentejano na sequência dos incidentes registados no final do encontro no Estádio Municipal de Sines. Neste caso, Sandro Conceição e Edmilson Gomes vão cumprir três e um jogo de suspensão, respetivamente.


No lado dos vitorianos não são só as suspensões que condicionam a equipa, uma vez que vários atletas continuam a ser acompanhados pelo departamento médico como são os casos dos defesas Diogo Martins e Pedro Farrim e dos avançados Marco Véstia e João Marouca. Não obstante as contrariedades, o timoneiro dos sadinos garante que a sua equipa tudo fará para vencer e alcançar um dos quatro lugares nas meias-finais da Taça AFS ‘Joaquim Sousa Marques’.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não