Vitória FC bate Alfarim e entracom pé direito na nova época

Vitória FC bate Alfarim e entracom pé direito na nova época

Vitória FC bate Alfarim e entracom pé direito na nova época

O Vitória FC entrou da melhor forma na temporada 2025/26 ao conquistar este domingo o triunfo (1-0) diante do GD Alfarim, em partida da primeira jornada da série D da Taça AFS Joaquim Sousa Marques. O golo que valeu a conquista dos três pontos ao conjunto setubalense foi marcado pelo reforço Bruninho (ex-Olímpico do Montijo) ainda na primeira parte (36 minutos) do encontro realizado no Estádio do Bonfim.


Os comandados de Paulo Martins foram superiores ao oponente e a conquista da vitória nunca foi colocada em causa, apesar de terem sido visíveis as fragilidades e alguma falta de entrosamento típico do início de época. Além dos vitorianos e do emblema do concelho de Sesimbra, que vão na nova época também ser adversários no Campeonato da I Divisão da AFS, a série D tem ainda o AC Arrentela, CR O Grandolense, EFC Afonsoeirense e FC Barreirense como concorrentes.

- PUB -


Do lado dos setubalenses, o treinador fez alinhar no primeiro onze de 2025/26 quatro dos novos reforços. Além dos médios João Delgado (ex-Lusitano de Évora) e Diogo Conceição (ex-Mocarapachense) e dos atacantes João Marouca (ex-Sintrense) e Bruninho (ex-Olímpico do Montijo), Pardana, Diogo Martins, Tomás Piedade, Guilherme Santos, Heta, André Gomes e Leo Chão, que transitam da época anterior, também foram titulares.


No banco de suplentes do Vitória começaram o encontro Rodrigo Gomes, Marco Véstia, Walter Sá, José Mário, Diogo Isnard, Gatinho e Odilon Júnior. Já o Alfarim, conjunto que na temporada transata concluiu a I Divisão da AFS na 6.ª posição e continua a ser comandado por Marco Dias, atuou de início com Teixeira, Afonso Correia, Paulo Mendes, Alex Correia, Manuel, Iuri Gonçalves, Mica, João Dinis, Leo, Diogo e Flecha.


Apesar de ter mais posse de bola e estar mais tempo instalado no seu meio-campo ofensivo, os sadinos tiveram dificuldades em chegar com perigo a zonas de finalização nos minutos iniciais. Só depois de cumprido o primeiro quarto de hora, André Gomes conseguiu pôr em sobressalto a defesa do Alfarim quando, aos 16 minutos, rematou cruzado para defesa atenta de Afonso Teixeira.

- PUB -


Aos 19, uma desatenção do setor mais recuado do conjunto do concelho de Sesimbra só não teve consequências maiores porque o remate cruzado desferido por Leo Chão passou a rasar o poste esquerdo da baliza contrária. Mesmo a dominar por completo o adversário, os anfitriões controlaram as operações, mas a natural falta de entrosamento impediu que as jogadas fluíssem de forma escorreita.


Curiosamente, já depois de alguns lances perdidos de forma atabalhoada pela equipa, o golo que permitiu aos sadinos chegarem ao intervalo a vencer por 1-0 foi construído por dois dos novos reforços. Decorria o 36.º minuto quando o avançado Bruninho surgiu em zona de finalização e só teve de encostar para corresponder com eficácia ao cruzamento de João Delgado na direita, permitindo aos vitorianos atingirem o final do primeiro tempo em vantagem.


Após o intervalo, com o objetivo de mudar o rumo dos acontecimentos, o treinador do Alfarim, Marco Dias, lançou no jogo Vavá e André Pinto. Paulo Martins respondeu aos 55 minutos substituindo Leo Chão por José Mário. Volvidos cinco minutos, os visitantes ameaçaram a baliza sadina num livre direto de Manuel que obrigou o guardião Pardana a aplicar-se para travar com uma defesa incompleta o remate traiçoeiro do avançado.

- PUB -


Aos 65, um minuto depois de André Gomes ter rematado ao lado do poste direito após o guarda-redes Teixeira ter socado a bola para fora da sua área, o Alfarim ameaçou o empate através de Flecha. O atacante trabalhou bem a bola no interior da área, tirando dois vitorianos do seu caminho, e só não marcou devido a uma defesa atenta do guardião Pardana com os pés.
Já com Walter Sá e Gatinho em campo – substituíram João Delgado e Diogo Conceição, respetivamente –, a partida entrou na reta final com os sadinos a controlarem as operações e a tentarem ampliar a curta vantagem no marcador. Aos 83 minutos, Bruninho ficou perto de bisar ao cabecear ao lado do alvo depois de um cruzamento de João Marouca vindo do flanco direito.


O Alfarim teve em Flecha o seu jogador mais inconformado na segunda parte e, aos 85, tentou a sua sorte num remate de fora da área que saiu sem perigo sobre a trave. Aos 89 e 90+1, o Vitória, que esteve sempre mais perto de marcar do que sofrer golo na segunda parte, respondeu por José Mário e Walter Sá que remataram ao lado do poste direito e sobre a trave da baliza, respetivamente, mantendo-se o 1-0 até ao apito final.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não