Depois de ter no fim de semana garantido a passagem aos quartos de final da Taça Associação de Futebol de Setúbal (AFS) ‘Joaquim Sousa Marques’, após vencer (5-2) o Moitense, em partida da primeira eliminatória da competição, o Vitória volta domingo a centrar as suas atenções no Campeonato da I Divisão, prova em que joga em Sines diante d o Vasco da Gama AC.
A partida referente à 16.ª jornada – a primeira da segunda volta da – está agendada para as 15:30 horas e coloca frente a frente o líder e o 10.º classificado, que se apresenta moralizado pelo êxito (1-0) obtido sábado em Sesimbra na Taça AFS. “É verdade que têm vindo a subir na classificação devido aos últimos resultados obtidos”, admitiu o treinador dos sadinos Paulo Martins.
Os vitorianos vão fazer tudo para montar uma estratégia que lhe permita começar a segunda volta, no estádio Municipal de Sines, com a conquista dos três pontos. “Pensamos jogo a jogo e, por isso, só depois de termos defrontado o Moitense é que nos vamos focar no Vasco da Gama. A nossa preparação para esse jogo vai decorrer nos próximos dias. Queremos muito iniciar esta segunda volta como começámos a primeira”.
No dia 5 de outubro, no Estádio do Bonfim, os verdes e brancos ganharam por 2-0 num confronto em que Leo Chão inaugurou o marcador, aos 44 minutos, na cobrança de uma grande penalidade. Após o intervalo, aos 53, Catarino fechou o resultado de uma partida em que os sineenses, treinados por Daniel Direito, terminaram com 10 elementos devido à expulsão de Ricardo Ferreira (90+3 minutos).
Em declarações a O SETUBALENSE, depois do jogo de domingo na Taça com o Moitense – Tomás Piedade, Diogo Isnard, Odilon, Heta e Catarino fizeram os golos sadinos no 5-2 –, Paulo Martins fez questão de sublinhar o facto de o Vitória seguir isolado no topo da tabela (39 pontos, mas cinco que o 2.º classificado Olímpico do Montijo). “Seguimos em primeiro lugar, mas sabemos que ainda faltam bastantes jornadas neste campeonato muito difícil”.
Regresso a Sines 33 anos depois
As equipas principais do Vitória e Vasco da Gama vão pela segunda vez na história de ambos os emblemas defrontar-se em Sines. Para encontrar o único embate é preciso recuar mais de 33 anos. A 29 de novembro de 1992, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, os sadinos golearam os alentejanos, por 5-0.
Ao intervalo do jogo, os verdes e brancos já venciam confortavelmente por 4-0. Clint, médio de Trindade e Tobago, inaugurou o marcador aos oito minutos. Paulo Gomes foi o homem do jogo ao fazer um ‘hat-trick’ (18, 26 e 34 minutos). Na segunda parte, aos 60 minutos, o nigeriano Yekini fechou as contas do marcador num jogo em que Nunes foi expulso nos sadinos, aos 88 minutos.
Na partida de 1992/93, época em que os setubalenses militavam na II Divisão de Honra e conseguiram subir à I Divisão, o treinador Raul Águas fez alinhar frente ao Vasco da Gama, clube comandado pelo antigo vitoriano Vítor Madeira, o guarda-redes Paulo Sérgio, Pica, Edgar, Nunes, Crisanto, Hélio, Rui Carlos, Clint, Paulo Gomes, Yekini e Chiquinho Conde.