Depois de no passado mês de setembro ter concluído a série D da Taça AFS (Associação de Futebol de Setúbal) Joaquim Sousa Marques no primeiro lugar, o Vitória volta domingo, a partir das 15:00 horas, a entrar em ação na prova. No Estádio do Bonfim, o adversário dos sadinos é o UFC Moitense, atual 4.º classificado do campeonato da I Divisão com 27 pontos, menos 12 que o emblema setubalense que contabiliza 39.
Vitória e Moitense chegam ao encontro motivados por dois triunfos nas duas últimas partidas realizadas no campeonato. Os anfitriões golearam na receção ao Charneca Caparica (4-0) e bateram no Barreiro o Fabril (2-0), enquanto o conjunto da Moita, que segue na tabela em igualdade pontual com O Grandolense, venceu o GD Alfarim e o Almada AC por 2-0 e 3-1, respetivamente.
O confronto entre os clubes do Sado e do Tejo acontece dois meses e meio depois de terem medido forças na sexta jornada do campeonato. A 9 de novembro, dia em que os sadinos ganharam no Bonfim, por 2-0, os adeptos da casa tiveram de esperar pelos descontos para verem a sua equipa chegar aos golos que garantiram os três pontos que na altura isolaram a equipa, pela primeira vez, no topo da tabela.
Os golos que valeram os três pontos aos vitorianos foram da autoria do defesa Diogo Isnard e do avançado Bruninho, aos 90+6 e 90+8 minutos, respetivamente. Ambos os atletas foram os heróis do jogo em que a equipa teve de lutar até ao último segundo para deixar para trás na classificação o Olímpico do Montijo, que empatou (1-1) na altura na sua deslocação ao reduto do Fabril.
Tal como aconteceu em novembro, os treinadores Paulo Martins e Hugo Ferreira sabem que as suas respetivas equipas terão de se aplicar para poderem superiorizar-se ao adversário. Sem margem de erro, uma vez que só o vencedor se mantém em prova, o jogo promete ser de muita luta entre duas das equipas que mais se têm destacado pela positiva na presente temporada.
Em termos de rendimento em 2025/26, os sadinos somam 20 jogos (15 no campeonato e cinco na Taça) e têm 16 triunfos, três empates e uma derrota. Já o Moitense contabiliza nas 19 partidas (15 no campeonato e quatro na Taça) 10 vitórias, três igualdades e seis derrotas. Em relação ao saldo de golos, os setubalenses também apresentam melhores números: 50 golos marcados e sete sofridos, enquanto o conjunto da Moita tem 30 marcados e 17 sofridos.
Vencedor defronta Sesimbra ou Vasco da Gama
Além de ter ditado que o Vitória iria defrontar o Moitense na 1.ª eliminatória da Taça AFS, o sorteio realizado na tarde de 13 de novembro, no auditório da sede da AF Setúbal, definiu também que quem ganhar o encontro jogará nos quartos-de-final da prova com o vencedor da partida entre o GD Sesimbra (1.º classificado da série C) e Vasco da Gama de Sines (2.º da série A).
Refira-se que os setubalenses concluíram a primeira fase da série D no topo da classificação, com os mesmos 12 pontos do 2.º classificado, Barreirense, única equipa que na presente época ganhou aos verdes e brancos, precisamente na Taça AFS, por 2-0. Quando jogaram, a 28 de setembro, na partida da 5.ª e última jornada da prova, o Vitória já tinha assegurado a presença na ronda seguinte depois de terem vencido o Alfarim (1-0), Arrentela (9-0), O Grandolense (5-0) e Afonsoeirense (5-0),
Da série D, além das equipas de Setúbal e Barreiro, o GD Alfarim (3.º lugar) também assegurou uma vaga na fase seguinte. O conjunto da margem Sul do Tejo vai defrontar o Palmelense (18:00h), enquanto o emblema do concelho de Sesimbra desloca-se à Costa de Caparica para defrontar o Pescadores. Os outros duelos da fase atual são: Sesimbra-Vasco da Gama, Lagameças-Fabril, Cova da Piedade-Quinta do Conde, U. Santiago-Pinhalnovense e Seixal-Olímpico do Montijo.
A segunda fase da competição é disputada no sistema de eliminatórias, a uma só mão. Por ter terminado a sua série em primeiro lugar, o Vitória atua no Estádio do Bonfim, tal como os demais emblemas que venceram os respetivos grupos (A, B, C, D e E). Além dos cinco primeiros classificados, também os três clubes posicionados em segundo lugar com melhor coeficiente vão disputar a primeira eliminatória em sua casa (Barreirense, Cova da Piedade e Seixal).
Quem vencer no fim-de-semana tem presença garantida nos quartos-de-final que se jogam a 15 de fevereiro. As meias-finais serão a 3 de abril (sexta-feira santa) e a final será realizada no dia 10 de junho em local a definir pela AFS.