Sadinos tentam pela terceira vez afastar opoente de escalão superior na prova rainha
O Vitória discute amanhã (17 horas) com o Penafiel a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de futebol masculino. No Estádio Municipal 25 de Abril, os sadinos, que ocupam o 2.º posto da série D do Campeonato de Portugal, vão procurar, depois de terem deixado pelo caminho a Sanjoanense (Liga 3) e o Leixões (2.ª Liga), bater novamente o pé na prova a um adversário de escalão superior.
Frente aos durienses, que seguem no antepenúltimo lugar da 2.ª Liga (16.º), os verdes e brancos querem manter o registo 100 por cento vitorioso, afastando, pela terceira vez na história, os nortenhos da Taça de Portugal, competição em que já se tinham defrontado nas temporadas de 1979/80 e, naquele que foi o último embate travado entre os dois emblemas, em 2018/19.
Apesar de a realidade do conjunto setubalense não ser hoje a 1.ª Divisão, prova em que competiam nas duas vezes em que tinham defrontado os penafidelenses na Taça de Portugal, a equipa do 4.º escalão do futebol nacional, comandada por José Pedro, promete aplicar-se ao máximo dentro de campo para equilibrar a balança das probabilidades de se apurar para a fase seguinte.
Curiosamente a 25 de Novembro de 2018, dia em que defrontaram o Penafiel pela última ocasião também foi em jogo da 4.ª eliminatória da prova rainha. Na altura, os vitorianos, que competiam na I Liga, golearam, por 1-4, num jogo em que a equipa então treinada por Lito Vidigal vencia por 0-4 aos 69 minutos com golos de Nuno Valente (bisou), Jhonder Cádiz e Frédéric Mendy.
Quem não marcou, mas inscreveu o seu nome na ficha de jogo foi Zequinha, actual capitão dos sadinos, de 36 anos, que começou a partida no banco de suplentes, mas foi a jogo já no decorrer do segundo tempo quando entrou para o lugar do brasileiro Éber Bessa. O duelo em Penafiel marca o reencontro de Zequinha, na altura com 20 anos, com o clube que representou em 2007/08 por empréstimo do FC Porto.
Antes, em 1979/80, os dois clubes defrontaram-se pela primeira vez na história, no Estádio do Bonfim, a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Nesse dia 16 de Fevereiro de 1980, os setubalenses não sentiram dificuldades em golear (5-0) o adversário que ao intervalo já perdia por três golos num jogo em que Dário e Vítor Madeira bisaram e Cabumba também fez um golo.
Quase 44 anos depois do primeiro confronto de sempre entre Vitória e Penafiel, os adeptos sadinos que pretendam assistir ao jogo no Estádio Municipal 25 de Abril podem adquirir os seus bilhetes no recinto dos durienses. O preço dos ingressos é de três euros para sócios, cinco para não sócios (bancada superior) e sete para a bancada central coberta, informou o Vitória nos canais de comunicação do clube, lembrando que a partida tem transmissão televisiva no Canal 11.