O auditório da sede da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) é hoje, pelas 16:00 horas, palco do sorteio do Campeonato Distrital de seniores da 2.ª Divisão, prova em que o histórico Vitória FC é um dos 16 clubes participantes. A competição, cuja jornada inaugural está agendada para 6 de Outubro, realiza-se numa fase única entre os emblemas que estão inscritos e vão lutar pela subida à 1.ª Divisão Distrital.
Do lote de oponentes que os setubalenses vão ter até 24 de Maio de 2025, data da derradeira jornada, estão representados clubes de nove dos 13 concelhos que compõem o distrito de Setúbal. O duelo como o Quintajense, na Quinta do Anjo (concelho de Palmela), será a deslocação mais curta (11 quilómetros) que os sadinos irão fazer, enquanto Melides (concelho de Grândola), casa do Melidense, será a viagem mais longa (cerca de 90 quilómetros).
Zambujalense, AD Samouquense, Quinta do Conde (representantes de Sesimbra), Trafaria, Cova da Piedade (Almada), Clube Recreio e Instrução, Vinhense (Moita), Barreirense “B”, GD Fabril (Barreiro), Seixal 1925, Paio Pires (Seixal), Lagameças, Quintajense (Palmela), Melidense (Grândola), UFC dos Bairros do Olival Queimados e S. João (Alcácer do Sal) e Vitória FC (Setúbal) são os clubes que conhecem hoje o alinhamento dos seus jogos em 2024/25.
Na nota informativa n.º 7, datada de 26 de Agosto, a Associação informa que o sistema de prova será “por pontos, a duas voltas, para apuramento do campeão distrital” e que estão já previstas paragens nas seguintes datas: 29 de Dezembro de 2024 (Natal e Ano Novo), 26 de Janeiro de 2025 (intervalo entre 1.ª e 2.ª volta), 16 de Março (quartos-de-final da Taça AFS) e 20 de Abril (Páscoa).
No mesmo documento esclarece publicado na página oficial do organismo que rege o futebol distrital é salvaguardado que “nos casos em que não existir mais paragens de calendário na prova, os jogos adiados ou não iniciados terão de ser realizados na quarta-feira imediatamente a seguir” e “excepcionalmente, caso não seja possível realizar na quarta-feira imediatamente a seguir poderá ser marcado para uma data a designar pela Direcção da AF Setúbal”, lê-se.
Recorde-se que o Vitória, 6.º clube nacional com mais presenças no escalão principal (72), vai participar no patamar mais baixo do futebol sénior nacional quatro anos depois de ter participado pela última vez na I Liga. Apesar de os sadinos terem em Maio deste ano assegurado dentro de campo a subida do Campeonato de Portugal à Liga 3, a Comissão de Licenciamento da Federação Portuguesa de Futebol chumbou a inscrição, relegando o clube para as provas distritais.
Autarquia atribui apoio extra de 39 mil euros
Entretanto, a Câmara Municipal de Setúbal aprovou há duas semanas na reunião pública a atribuição de 39 mil euros ao Vitória FC. A verba extraordinária é destinada “à equipa masculina que integra o Campeonato Topo Nacional de andebol, à equipa masculina que joga no Campeonato Nacional de futebol de praia, à equipa que participa no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de futebol feminino e à equipa masculina que integra o Campeonato Nacional de futsal da 2.ª divisão”.
Na nota emitida, a autarquia esclarece que os apoios financeiros extraordinários atribuídos têm um valor global de 63 mil euros e têm como objectivo “fomentar o desenvolvimento de modalidades colectivas seniores de alta competição”. Além do Vitória, a Academia de Rugby de Setúbal, o Clube Naval Setubalense e o São Domingos Futebol Clube receberam oito mil euros cada.
“O montante de 63 mil euros para apoio à alta competição na época 2023-2024, superior em 16 mil euros ao valor do apoio municipal concedido na época anterior, destina-se a comparticipar o financiamento da actividade de quatro instituições desportivas do concelho”, referem, destacando a importância dos apoios aos clubes que levam o nome de Setúbal a todo o país. “O município de Setúbal “continua a fazer um enorme esforço para viabilizar e reforçar a atividade desportiva, neste caso de alta competição, dos clubes do concelho, permitindo que aqueles que por todo o país levam e elevam o nome de Setúbal o possam fazer com sucesso e com continuidade”.
A Câmara esclarece que as verbas apuradas foram “atribuídas de acordo com um conjunto de critérios, que incluem a participação nos mais elevados quadros competitivos seniores oficiais da modalidade colectiva a nível nacional e a existência de um modelo competitivo que obrigue a deslocações regulares fora do âmbito geográfico do distrito”.