O Comércio Indústria, que terminou o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão em segundo lugar, foi promovido ao Campeonato de Portugal pelo facto do Olímpico do Montijo não ter conseguido obter o licenciamento para disputar as provas da Federação Portuguesa de Futebol.
Numa altura em que decorre o processo de formação do plantel, O SETUBALENSE falou com o presidente da direcção, Dr. Vítor Augusto, e com o vice-presidente para o futebol, Paulo Cacela.
Vítor Augusto começou por dizer que “do ponto de vista desportivo o clube está devidamente preparado para disputar o Campeonato de Portugal contando para isso com a continuidade do treinador Luís Manuel que chegou com a época em andamento mas conseguiu atingir os objectivos”.
O presidente dos alvi-negros refere que “os desafios que se colocam são do ponto de vista organizativo e financeiro, coisas que o clube está a tratar. Depois há outras soluções que teremos de procurar como é o caso da exploração da publicidade para podermos ombrear com este desafio que é enorme. O Comércio Indústria quer crescer do ponto de vista desportivo para dar expressão ao trabalho desenvolvido nos últimos anos por estes corpos sociais. E, modéstia à parte, temos conseguido colocar o clube em patamares muito acima daqueles que encontrámos quando aqui chegámos”.
Este foi o terceiro ano consecutivo que o clube ficou em segundo lugar, recorda Vítor Augusto. “Há dois anos atrás, lutámos diretamente com o Fabril, depois com o Barreirense e este ano com o Olímpico do Montijo – numa competição repartida por três equipas, onde se incluía também o Costa da Caparica, e a classificação parecia uma montanha-russa. Esta época tínhamos apostado forte na subida porque entendíamos que havia uma janela de oportunidade”.
Com o Vitória FC nos campeonatos distritais, o Comércio Indústria passa a ser o clube da cidade que disputa a competição de nível mais elevado. “Se isso acontecer, o Comércio Indústria será de facto o clube, não direi mais representativo da cidade, porque esse continuará sempre a ser o Vitória Futebol Clube pelo seu historial, mas no panorama daquilo que são as competições, seremos realmente nós a tomar a dianteira. Penso que a cidade também irá corresponder a isso, ocorrendo ao campo da Bela Vista para apoiar o Comércio Indústria, que já andou pele 3.ª Divisão Nacional. Isto irá certamente aguçar o apetite das pessoas que gostam de futebol e da cidade. De qualquer forma lamentamos profundamente o que está a acontecer ao Vitória FC”.
A terminar a nossa conversa, o presidente do clube fez questão de abordar o trabalho que está a ser feito pela formação realçando a subida ao campeonato nacional da equipa de juniores e os infantis “A” que estiveram na Suécia a participar num torneio internacional, que é o segundo maior daquele país. O ano passado fomos campeões e este ano chegámos aos quartos de final. De registar será também o protocolo que temos com o Sporting, na área do futebol de 5, 7 e 9. Está a privilegiar e a optimizar a formação do clube que no futuro irá certamente colher dividendos, sobretudo as equipas de Iniciados. O protocolo tem tido grande importância tanto para o nosso clube como para o Sporting que não queria abandonar a cidade de Setúbal que continua a ser um autêntico viveiro de jogadores”.
Paulo Cacela anuncia equipa sub-22
Os trabalhos da nova época desportiva vão começar no dia 15 com treinos a efectuar no período da manhã sob o comando de Luís Manuel que continua no clube como treinador principal porque como se costuma dizer “em equipa que ganha não se mexe” adiantou Paulo Cacela, vice-presidente para o futebol. “Assumiu o comando da equipa sénior no último terço do campeonato, em 12 jogos perdemos apenas um e ganhámos a Taça AF Setúbal, que era também um dos nossos objectivos. É um técnico que conhece bem o campeonato em que vamos entrar e tem muita experiência. Estamos muito satisfeitos em poder contar com ele”.
Sobre o plantel o dirigente do clube sadino adiantou que “vai ficar muita gente da época passada mas também vai entrar gente nova. Temos a nossa prospecção feita e neste momento estamos a fazer contactos para começarmos a construir o plantel que muito brevemente começará a ser divulgado”.
Sendo novato nestas andanças o objectivo é obviamente a manutenção. “Iniciámos este projecto há cerca de 7 anos com o desejo de colocar o clube no lugar onde merece estar. Já andámos na terceira divisão e fizemos prestações muito dignas na Taça de Portugal com o campo da Bela Vista completamente cheio e agora garantimos a subida ao Campeonato de Portugal da equipa sénior e a promoção dos juniores ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, que foi a cereja no topo do bolo, e vão estar interligadas”.
E, para a nova época desportiva anunciou uma novidade. “Posso adiantar, quase com 100% de certeza, que vamos inscrever uma equipa sub-22 para fazermos a ponte entre o futebol sénior e a formação. Os nossos juniores mostraram muita qualidade na época passada mas não é fácil a integração imediata, daí a importância da existência deste escalão”.
Por fim, em jeito de remate final, Paulo Cacela abordou a promoção ao Campeonato de Portugal, “custa-nos ouvir dizer que somos os culpados pelo insucesso do Olímpico do Montijo porque quando garantiu o primeiro lugar fizemos questão de o saudar. Quanto ao resto temos apenas a dizer que sempre tivemos toda a documentação do licenciamento tratada e que somos entidade formadora certificada, há cinco anos”.