A construção de plantel já está a 80% mas nas primeiras semanas da pré-época o clube vai ter alguns atletas em regime de experiência
O Clube Desportivo Pinhalnovense vai iniciar no próximo dia 1 de Agosto a preparação para a nova época desportiva da equipa de futebol sénior tendo em vista a sua participação no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão.
Para a nova temporada, a direcção do clube procedeu a alterações no comando técnico da equipa, apostando num homem da casa que na época anterior promoveu os juniores à 1.ª Divisão Distrital, falamos de Duarte Moreira, de 50 anos.
Duarte Moreira iniciou a sua carreira de treinador na União Desportiva e Recreativa das Pontes (Setúbal) como adjunto, onde permaneceu três épocas, depois ingressou já como treinador principal nos juniores de “O Sindicato”, passou uma temporada no 1.º Maio e posteriormente seguiram-se sete épocas consecutivas nos Pelezinhos, juvenis do Brejos de Azeitão, juvenis do Pinhalnovense, juniores do Alcochetense, equipa “B” do Vitória FC [na sua primeira incursão pelos seniores] e juniores do Pinhalnovense.
Em 2008/09 conquistou o seu primeiro título quando treinava os iniciados dos Pelezinhos na 2.ª divisão distrital, em 2014/15 venceu o torneio complementar da 2.ª divisão pelos juvenis do Brejos de Azeitão e em 2017/18 foi campeão da 1.ª divisão distrital pelos juvenis do Pinhalnovense.
Considera que a subida de divisão obtida pela equipa de juniores foi determinante para a promoção ao cargo de treinador da equipa sénior?
Não de todo, quando recebi o convite para assumir a equipa sénior, estávamos no início da segunda fase e nada estava decidido, só ficou confirmada a subida na última jornada. Este convite está relacionado acima de tudo com o trabalho consistente desenvolvido nas últimas épocas e também com uma enorme dedicação e identificação ao projecto do Pinhalnovense.
O seu percurso de treinador tem passado essencialmente pelas camadas jovens onde conquistou alguns títulos. É isso que vai tentar fazer agora como treinador principal do Pinhalnovense?
A minha ambição passa sempre por fazer mais e melhor e ajudar o clube a ganhar, esta nova época não foge há regra, no entanto, temos que ser conscientes e ter os pés bem assentes no chão porque este clube histórico do distrito de Setúbal atravessa um período difícil de restruturação.
O plantel está ainda em fase de construção mas já deu para ver que inclui alguns jogadores da época passada bem como alguns reforços. Poderão chegar ainda mais?
Neste momento a construção de plantel já está a 80%, nas primeiras semanas da pré-época teremos vários atletas em regime de experiência, desta forma é seguro dizer que vamos ter ainda mais algumas novidades com o intuito de reforçar o plantel.
Na época passada a equipa falhou por muito pouco o apuramento para a fase final. Nesta temporada ainda não se conhece o modelo competitivo mas, mesmo assim, fica a pergunta. O objectivo passa por fazer melhor?
A nossa ambição é claramente disputar os primeiros lugares, sabemos que a concorrência vai ser grande e de qualidade, no entanto, estamos a construir uma equipa de carácter, determinada e empenhada, vamos lutar sempre pelos três pontos até ao último segundo de cada jogo com um sentido de compromisso único.
A pré-época já está planificada?
Neste momento já está tudo planificado, iniciamos a pré-época no dia 1 de Agosto e todos os fins-de-semana temos jogos de preparação, os jogos oficiais têm início a 3 de Setembro com a Taça da AFS.
Há algo mais que queira referir?
Gostaria de agradecer a confiança da direcção nesta equipa técnica e deixar umas palavras de confiança a todos os associados e simpatizantes, vamos fazer tudo para honrar o símbolo do clube. A vossa vontade de vencer será também a nossa.
Plantel: Seis reforços já estão assegurados
Entre os 18 jogadores que já se comprometeram com o clube estão 12 que transitam da época anterior e seis reforços.
GUARDA-REDES: Pedro Brandão
DEFESAS: Gonçalo Pinto, Carlos Esteves, João Silva, Gonçalo Ventura (ex-Alcochetense), João Pinto (ex-Águas de Moura)
MÉDIOS: Martinho Freitas, João Carmo, André Silva, Lourenço Gonçalves (ex-Brejos de Azeitão), André Alexandre (ex-Botafogo)
AVANÇADOS: Ayrton, Diogo Firmino, Tiago Silva, Francisco Candeias, André Santos, Tomás Candeias (ex-Brejos de Azeitão), Victor Lucas (ex-Afonsoeirense)