Não há duas sem três! Depois de terem estado em duas subidas de divisão consecutivas do Belenenses – do Campeonato de Portugal à Liga 3 (2021/22) e desta à II Liga (2022/23) –, o defesa Gonçalo Maria, o médio Mauro Antunes e o avançado Flavinho Júnior conseguiram no domingo, ao serviço do Vitória, juntar mais uma promoção (a terceira consecutiva) aos respectivos currículos.
Inseparável nos últimos três anos, o trio maravilha tem sido talismã para os clubes cujas camisolas envergaram nesse período. Em tom de brincadeira, os mais supersticiosos já afirmam que a receita para o sucesso dos emblemas que anseiam subir de divisão passa por manter os jogadores, que se reencontraram no Bonfim depois de terem estado junto no Restelo, na mesma equipa.
Nas publicações que fizeram domingo nas suas contas de Instagram, Gonçalo Maria, Mauro Antunes e Flavinho Júnior fizeram questão de lembrar os êxitos que tiveram em conjunto pousando para a posteridade. “Sim, subimos outra vez! Não sabem nem sonham”, escreveu o lateral, de 28 anos, na imagem que foi captada ainda em Santarém, após o empate (1-1), que valeu a subida.
À semelhança de muitos colegas de equipa, Gonçalo Maria, que foi até ao momento utilizado em 25 partidas (22 a titular), não escondeu a alegria pelo momento vivido em Setúbal. “Missão dada, missão cumprida. Primeiro objectivo concluído e feliz por viver este momento no enorme Vitória. Orgulhoso por fazer parte desta família e obrigado a todos os Vitorianos que nos apoiaram desde o início desta caminhada”, escreveu no Instagram.
Já Mauro Antunes, de 32 anos, que contabilizou 24 jogos (21 como titular) no Vitória, voltou a provar que é, como tem demonstrado ao longo dos anos, nos diferentes clubes por onde tem passado, um especialista nem matéria de subidas. “Subimos e colocámos o Vitória um patamar mais perto de onde tem de estar. Fomos dignos representantes deste símbolo e das gentes de Setúbal. Fomos/somos Família. Revolta. União. Qualidade. Mentalidade. Ambição. Fomos tudo. Fomos todos”.
O médio, que ainda ontem fez questão de tatuar “2023/24”, época da subida, na pele, não esquece todos os que estiveram envolvidos na caminhada que levou o clube da sua cidade à subida de patamar. “Parabéns a todo o grupo de trabalho e estrutura à nossa volta, todos importantes, todos mesmo. É um orgulho representar e entrar na história do Vitória. Vamos por mais família sadina”.
Utilizado em 24 encontros no campeonato, dos quais actuou oito como titular, Flavinho Júnior, de 27 anos, apontou quatro golos e fez três assistências. O brasileiro, que está em Portugal desde 2018/19, mostrou-se feliz pelo feito. “Orgulho em fazer parte da história deste enorme clube e deste grupo de trabalho vitorioso que se tornou numa família. Mais um passo está dado em direção ao lugar em que o Vitória merece estar. Obrigado a todos que fizeram parte no trajeto até aqui mas que não acaba por aqui. Vamos por mais”, disse em alusão à final da prova no Jamor.
Ex-atletas e autarca felicitam equipa
Nas redes sociais Instagram e Facebook muitas foram as reacções de satisfação que chegaram às publicações relacionadas com a subida de divisão. Adeptos, simpatizantes e também muitos antigos atletas do clube fizeram questão de aplaudir o êxito da equipa pelo regresso à Liga 3. Pitbull escreveu: “Passo a passo vamos chegar no lugar que nunca deveríamos ter saído”; Sílvio também felicitou o plantel: “Parabéns! Rumo à primeira liga”.
Os ex-capitães Zequinha e José Semedo também reagiram através de ‘emojis’ que ilustravam a felicidade pelo momento. O antigo guarda-redes Silvino também não deixou passar em claro a subida. “Parabéns vitorianos. Siga o próximo objectivo. Muitos parabéns para quem lutou dentro do campo e para os maravilhosos adeptos do Vitória, aqueles que sofrem independentemente da divisão em que o clube esteja”.
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, também não deixou passar em claro o momento em que o principal representante desportivo do concelho atingiu a subida de divisão. “O Vitória FC está de parabéns depois de este domingo ter garantido o regresso à Liga 3 de futebol, graças a um empate 0-0 com o União de Santarém, no Campo Chã das Padeiras, em Santarém”.
Na mensagem publicada na sua conta de Facebook, o autarca acrescentou: “este resultado na quarta jornada da fase de subida do Campeonato de Portugal permitiu ao Vitória assegurar um dos dois primeiros lugares da Série 2, com dois jogos por disputar, e a consequente subida de divisão. Muitos parabéns ao Vitória, que assim fica mais perto dos lugares que historicamente lhe pertencem, como um dos mais importantes clubes do futebol português”.