O Estádio do Bonfim foi no sábado palco de um um jogo de preparação entre o Vitória e o Botafogo Cabanas, equipas que participam na presente época na 2.ª e 1.ª divisão distrital da AF Setúbal, respectivamente. Mais do que o teste entre os dois emblemas ou a goleada (5-1) imposta pelos sadinos ao conjunto do concelho de Palmela, a partida ficou marcada pelo “duelo” entre o pai Paulo, de 52 anos, e o filho Pedro Catarino, de 24.
Aplaudidos pelos cerca de dois mil adeptos que estiveram no estádio, as duas gerações de atletas assinalaram o momento especial com a troca de camisolas autografadas por todos os elementos que compõem os planteis do Vitória e Botafogo. O veterano Paulo Catarino, que em 1999/2000 envergou a camisola da equipa principal do Vitória na I Liga, vê agora, num contexto diferente, o filho Pedro seguir as suas pisadas no ataque dos verdes e brancos.
Setubalenses de nascimento e vitorianos de coração, pai e filho vão seguramente guardar para sempre nas suas memórias o dia 28 de Setembro de 2024. A possibilidade de ao mesmo tempo, ainda que em clubes diferentes, pisarem o relvado do Bonfim e pousarem para a posteridade juntamente com o pequeno Lourenço, elemento mais novo da família, deixou embevecidos o pai e o avô.
Numa sentida declaração, publicada nas suas redes sociais Facebook e Instagram, Paulo Catarino não escondeu a sua felicidade pelo momento vivido ao lado do filho no recinto do clube do seu coração. “Ontem vivi seguramente um dos melhores momentos da minha vida. Algo tão simples como um jogo de treino mas que significou tanto nesta fase da minha vida”, começou por dizer o avançado da turma de Cabanas.
“Jogar contra o meu Vitória de Setúbal e contra o meu filho, no estádio do Bonfim, e ser aplaudido por quase dois mil vitorianos é um motivo de orgulho enorme. Tenho que agradecer ao Botafogo, aos seus dirigentes, ao departamento médico e especialmente aos meus treinadores e colegas de equipa pelo carinho que todos os dias demonstram por mim”, acrescenta, mostrando igualmente a sua gratidão ao conjunto sadino
“Agradeço também a este clube maravilhoso que é o Vitória, pela oferta da camisola assinada por todo o plantel, e, especialmente, aos verdadeiros adeptos vitorianos que estiverem no Bonfim a apoiar o seu clube e que sempre me trataram com imenso respeito e carinho”, vinca, afirmando que “a grandeza dos clubes veem-se nestes pormenores: um jogo de treino teve mais assistência que muitos jogos da I Liga”.
Numa nota mais pessoal, Paulo Catarino fez questão de declarar publicamente o seu amor ao filho Pedro que, apesar de ter tido convites para jogar em patamares superiores, optou por permanecer no Vitória. “Ao meu herdeiro quero apenas dizer que te amo demais e que tenho um orgulho gigante por não abandonares o clube que tanto sonhaste representar e em que és muito feliz seja na 1.ª ou na 6.ª divisão”.
Trocar de camisola com ídolo foi marcante
Pedro Catarino, que logo aos dois minutos inaugurou o marcador na goleada (5-1) aplicada pelo Vitória ao clube em que actua o seu progenitor, também não deixou escapar a oportunidade de expressar o que lhe ia na alma depois da partida de sábado com o Botafogo. “Meu Vitória, será sempre um orgulho envergar a tua camisola, correr, lutar e sacrificar-me por ti”, escreveu nas suas contas de Facebook e Instagram.
Depois de na temporada passada ter feito parte do plantel que, dentro do campo, conseguiu a promoção do Campeonato de Portugal à Liga 3, o avançado confessa-se determinado a ajudar o clube a subir patamares no futebol nacional. “Mais uma época com o teu emblema ao peito e que tanto me enche de orgulho poder fazer parte da tua história e reerguer-te na fase mais negra. A paixão irá ser sempre a mesma quer estejas na 1.ª divisão ou na 2.ª distrital”.~
O atleta, de 24 anos, também não deixou escapar a possibilidade de aludir ao momento em que partilhou o relvado com o pai Paulo. “Com o símbolo do Vitória ao peito vivi mais um momento marcante na minha vida: trocar a camisola com o meu ídolo em pleno relvado, no nosso mítico Estádio do Bonfim”, sublinhou o jogador que em 2023/24 fez um golo em oito jogos pela equipa principal e cinco em oito partidas realizadas pelos ‘bês’ sadinos.
A poucos dias da estreia do Vitória no campeonato distrital da 2.ª Divisão da AF Setúbal – domingo, pelas 15:30 horas, jogam na casa do Samouquense –, Pedro Catarino deixa uma mensagem de optimismo e esperança. “Que seja uma época de alegria para todos nós, desde direcção, jogadores e para os nossos adeptos/sócios que nunca nos deixaram de apoiar em qualquer campo”.