A equipa de sub-19 do Vitória alcançou domingo o primeiro triunfo na fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional da II Divisão. O triunfo, por 1-0, sobre os madeirenses Juventude Atlântico, em partida da terceira jornada da prova que dá acesso à subida à I divisão, permitiu aos setubalenses conquistar os primeiros três pontos e estar agora posicionado no 4.º lugar juntamente com a Sanjoanense e o Farense.
Depois do nulo registado ao intervalo no campo municipal da Várzea, o médio André Pinto, de 19 anos, foi o herói do encontro ao apontar, aos 80 minutos, o único golo da equipa comandada por Pedro Messias. Apesar do êxito tangencial, os responsáveis sadinos acreditam que o resultado pode ser o tónico que a equipa precisava para necessário para entrar na senda dos resultados positivos.
Como nenhuma das oportunidades de golo criadas na primeira parte desfez o empate a zero, o treinador procedeu a várias alterações no decorrer da segunda parte. Para dar mais dinâmica à frente de ataque e chegar com mais frequência à baliza do Juventude Atlântico, o treinador começou por fazer uma dupla substituição. Beymer Candoque e João Miranda entraram para os lugares de Santiago Guinot e Daniel Araújo, aos 60 minutos.
Volvidos 13 minutos, aos 73, foi a vez de Adu e Diogo Granada também irem a jogo, rendendo Martim Seca e Guilherme Grosa, respetivamente. Foi já com ambos os atletas em campo que o Vitória chegou ao 1-0. O cronómetro assinalava 80 minutos quando, num lance desenhado pelo setor ofensivo, a defesa madeirense foi surpreendida pela finalização de André Pinto, que bateu o guarda-redes Augusto Ruel.
Em desvantagem no marcador, os sub-19 do Juventude Atlântico reagiram com a intenção de chegar ao golo que evitasse o regresso à Madeira sem pontos. Os comandados de Pedro Messias, que aos 85 minutos substituiu o autor do golo por Martim Osório, mostraram-se eficazes a fechar os caminhos da baliza defendida por Afonso Pereira, segurando a preciosa vantagem até o árbitro João Sousa dar o encontro por terminado.
Além dos atletas que saíram do banco de suplentes para ajudar a equipa, os sub-19 vitorianos alinharam de início com Afonso Pereira, Guilherme Santos, Tomás Gonçalves, Dinis Silva, Santiago Guinot, Pedro Revez, Berna, André Pinto, Daniel Araújo, Guilherme Grosa e Martim Seca. Sem serem utilizados, estiveram os jogadores Vicente Jorge, Gabriel Henriques, Vasco Gonçalves e Jorge Bondo.
Recorde-se que antes de defrontar a formação insular, o Vitória tinha sido surpreendido em Setúbal pelos lisboetas do Oriental e, no Algarve, pelo Farense, emblemas que ganharam por 2-1. Curiosamente no próximo sábado (11:00h), os sadinos voltam a medir forças com outra equipa do arquipélago, mas desta vez dos Açores, uma viajam até à ilha Terceira para jogar com o Angrense.
Em Angra do Heroísmo, diante do adversário que só ainda contabiliza uma partida na competição, os verdes e brancos vão ter pela frente o clube que se estreou na fase atual no domingo com o Feirense, tendo perdido por categóricos 4-0. A prova em que os primeiros quatro classificados ascendem à I Divisão, é neste momento liderada por Feirense e Casa Pia (ambos com nove pontos), enquanto no 3.º lugar está o Oriental (sete).