A equipa sub-17 do Vitória FC confirmou no domingo o excelente arranque no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (série Sul) ao vencer, por 2-1, na recepção ao Torreense. O triunfo pela margem mínima no embate da 4.ª jornada permitiu aos setubalenses somarem o seu quarto jogo na competição sem conhecer o sabor da derrota (três vitórias e um empate), seguindo isolado no 2.º lugar (10 pontos) a dois de distância do líder Benfica.
No sábado, pelas 11:00 horas, benfiquistas e sadinos defrontam-se no jogo grande da ronda. Com quatro êxitos em igual número de jornadas, as ‘águias’ são favoritas no duelo da 5.ª jornada que tem lugar no Benfica Campus, Seixal. Mesmo estando conscientes do poderio do adversário, que na ronda anterior ganhou 2-0 no reduto do Sacavenense, os vitorianos prometem tudo fazer para regressar a Setúbal com pontos na bagagem.
Curiosamente o conjunto de Sacavém foi um dos obstáculos que os verdes e brancos já transpuseram no campeonato. A 14 de Agosto, a contar para a 2.ª jornada, o Vitória ganhou de forma categórica (3-0) com golos de Rafael Piedade, Marco Pereira e Isaac Chorincas. Antes, na ronda inaugural, a Académica também não evitou a derrota (4-3) com os sadinos no Campo do Olival, em Águas de Moura.
Mais recentemente, depois do empate (0-0) em Queluz com o Real SC, os comandados de João Nicolau levaram a melhor sobre o Torreense (2-1). No Campo do Olival, todos os golos foram apontados na primeira parte. Rodrigo Rodrigues, aos seis minutos, e Afonso Mendes, aos 15 (penálti), colocaram o Vitória a vencer por 2-0 ao quarto de hora de jogo. O emblema de Torres Vedras fez o seu tento de honra, aos 25, por intermédio de Gonçalo Silva.
Apesar de as tentativas dos foresteiros em chegar à igualdade, os setubalenses não voltaram a permitir que o adversário voltasse a desfeitear o guarda-redes Luís Alberto que foi titular pelos verdes e brancos juntamente com Isaac Santos, Rafael Piedade, Afonso Pinto, Duarte Rosa, Eugénio Bordiyanchuk, Tomás Galamba, Diogo Ricardo, Rodrigo Rodrigues, Martim Pina e Afonso Mendes.
Recorde-se que a equipa técnica de juvenis A (sub-17) tem João Nicolau, de 37 anos, como treinador principal. A acompanhar o técnico no plantel, que em vários escalões e funções entrou no departamento de Formação sadino em 2017/18, estão João Ramos (treinador adjunto), Marcelo Aleluia e Pedro Teixeira (analistas), Nuno Monteiro (treinador de guarda-redes) e Valter Trabulo (fisiologista).
Reuniões preparam nova época
Entretanto, a conta de Facebook da Formação vitoriana partilhou algumas das atividades que foram desenvolvidas em Agosto, mês que tem sido intenso de reuniões da Coordenação Técnica da Entidade Formadora, com toda a estrutura da Formação, entre elas a realização de “várias reuniões de trabalho, com as equipas técnicas por escalão, desde os sub-9 aos sub-19 com a participação de cerca de 45 treinadores”.
No texto pode ler-se que a “a primeira reunião de trabalho com a estrutura técnica da Escolinha, para apresentação do novo coordenador técnico Diogo Esteves, contou com a participação de 10 treinadores, para definição de assuntos estruturais e de funcionamento”. Realizou-se ainda “a primeira reunião de trabalho com a estrutura técnica do Futebol Base, de apresentação do novo coordenador técnico Rafael Lopes e do reforço do projeto para o futebol de Formação do clube, para definir as estratégias de relevância para que haja uma identidade e metodologia de trabalho”.
De forma a aprofundar o trabalho, “durante a próxima semana, o departamento vai promover reuniões com os encarregados de educação da Escolinha e do Futebol Base e apresentar o projecto para o futebol de Formação para a presente época desportiva 2024/2025”, avançam, frisando que “é com esta sinergia que o Vitória vai continuar a formar com o selo de qualidade que o distingue”.
Escolinha reabre em Setembro
Entretanto, a Escolinha de futebol do Vitória FC prepara-se para reabrir a actividade no mês de Setembro. O clube tem abertas inscrições para jovens atletas que pretendam ingressar no Vitória. “Se conheces algum menino nascido entre 2020 e 2014 que tenha uma energia inesgotável e que nem por um segundo largue a sua bola de futebol, este é o espaço certo para o inscreveres”
E acresecentam: “temos treinos experimentais, sem qualquer custo, disponíveis para todos aqueles que gostem de praticar futebol. A nossa oferta abrange variadas idades e procuramos, para além de ensinar sobre o Desporto que nos apaixona, fomentar valores cívicos e morais de forma que as crianças de hoje se tornem melhores jovens do amanhã”, pode ler-se no texto publicado nas redes sociais.