A equipa sub-17 do Vitória confirmou domingo, no Estádio do Bonfim, o bom arranque no Campeonato Nacional de sub-17 (série Sul), prova em que consolidaram a 2.ª posição, após o triunfo (3-1) sobre o Belenenses. Marco Pereira, autor de dois golos (7 e 24 minutos), e Gustavo Vicente, aos 35, materializaram em golos o domínio avassalador que os sadinos tiveram na primeira parte. O tento de honra dos lisboetas foi apontado por Tomás Matos, de penálti, aos 72.
Com a conquista dos três pontos, os comandados de João Nicolau somam agora 14 pontos e continuam a uma distância de dois pontos do líder Benfica (16) na competição de juvenis. Em relação aos perseguidores, o Estoril e o Real, que eram 3.º e 4.º classificados, escorregaram no fim-de-semana e estão agora mais longe dos verdes e brancos que contabilizam quatro êxitos e dois empates à sexta ronda.
No Bonfim, os sadinos actuaram de início com Luís Alberto, Rafael Piedade, Afonso pinto, Duarte Rosa, Leonardo Fonseca, Eugénio Bordiyanchuk, Tomás Galamba, Diogo Ricardo, Gustavo Vicente,m Marco Pereira e Martim Pina. A excelente entrada da equipa deu frutos aos sete minutos, altura em que Marco Pereira fez o 1-0. Mesmo em vantagem, os sadinos não abrandaram o ritmo e chegaram ao 2-0 através do jovem de 15 anos ainda antes da meia-hora.
Aos 35 minutos, o Belenenses ficou ainda mais atordoado quando o também avançado Gustavo Vicente, de 16 anos, ampliou a vantagem para 3-0. Com o objectivo de tentar contrariar o claro ascendente dos anfitriões, o técnico Frederico Luís operou instantes antes do intervalo duas alterações no onze, lançando os médios Francisco Reixa e Vicente Cravo para tentar estabilizar o meio-campo.
Também nessa altura, o timoneiro dos sadinos abdicou de Duarte Rosa e Martim Pina e pôs em campo Santiago Guinot e Rodrigo Rodigues, que actuaram toda a segunda parte. Com o conforto do 3-0, o Vitória, também pela forma como o conjunto do Restelo reagiu, deixou de ser dominante no segundo tempo, período em que o adversário dispôs de vãrias oportunidades para marcar, mas só por uma vez desfeiteou o guardião Luís Alberto.
Decorria o minuto 72 no Estádio do Bonfim quando o centro campista Tomás Matos se dirigiu à marca dos 11 metros para se encarregar da marcação do penálti que a sua equipa beneficiou e aproveitou para reduzir a desvantagem para 3-1. Até ao apito final, tanto o Vitória como o Belenenses fizeram substituições que, em termos práticos, não trouxeram nada de novo, mantendo-se o 3-1 no final do jogo.
Treino conjunto com equipa principal ajudou na adaptação ao Bonfim
De forma a prepararem o confronto no estádio com o Belenenses, os sub-17 tinham quatro dias antes feito um treino conjunto com a equipa principal no relvado principal do Bonfim. Além de se terem adaptado à relva natural do palco em que actuaram no domingo, os jovens atletas puderam melhorar rotinas diante de jogadores mais experientes. De resto, o próprio clube deu na sua rede social Facebook conta da iniciativa.
“Na passada quarta-feira 18 de Setembro, no relvado natural do Estádio do Bonfim, os jogadores e treinadores das nossas equipas principal e sub-17 realizaram um jogo de treino. O principal objectivo destas actividades intergeracionais passa pela criação e/ou fortalecimento da ligação entre jogadores e treinadores destas duas gerações, bem como a oportunidade para a promoção da identidade Vitória junto dos jogadores e treinadores”, lê-se na publicação.
Antes do êxito sobre os lisboetas, os sadinos já tinham levado a melhor sobre a Académica (4-3), Sacavenense (0-3) e Torreense (2-1). No que às igualdades diz respeito, os vitorianos impuseram nulos nas casas do Real e Benfica, conjuntos que seguem em 5.º e 1.º lugar, respectivamente. Na próxima jornada, agendada para as 11:00 horas de domingo, o Vitória desloca-se ao Estoril para medir forças com os canarinhos, que seguem na 3.ª posição.
Se os pupilos de João Nicolau conquistarem os três pontos, o Vitória passará a somar 17 pontos, mais seis que os que tem neste momento a equipa da Linha. Os restantes jogos da sétima jornada serão os seguintes: Sporting-Sacavenense, Belenenses-Torreense, Casa Pia-Académica e Real-Benfica.