“Sou caparicano de berço, nascido e criado na Costa, sinto enorme orgulho nisso”

“Sou caparicano de berço, nascido e criado na Costa, sinto enorme orgulho nisso”

“Sou caparicano de berço, nascido e criado na Costa, sinto enorme orgulho nisso”

Nuno Ferreira comanda a equipa técnica que está há mais tempo consecutivo em exercício na 1.ª Divisão Distrital e é o treinador com mais jogos feitos ao serviço do clube.

 

O Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica já trabalha no planeamento da nova época desportiva encontrando-se neste momento na fase de construção do plantel para a temporada que se aproxima.

- PUB -

Nuno Ferreira, que se encontra há seis anos como treinador na Costa de Caparica, continua a ser a aposta da direcção e, nós aproveitámos a oportunidade para falar com ele, a quem pedimos um breve balanço da época anterior e a forma como está a perspectivar a próxima temporada.

 

Na próxima temporada vai continuar como treinador dos Pescadores. O convite veio ao encontro dos seus desejos?

- PUB -

Nunca escondi que tenho um desejo enorme em continuar a ver os Pescadores crescerem, como têm crescido ao longo dos últimos seis anos. Depois de momentos complicados de gestão danosa do clube, tem sido um orgulho tremendo ver o desenvolvimento do clube, no sentido que todos desejamos. Dessa forma foi com muito orgulho e enorme honra que aceitei aquele que era o meu desejo, dar seguimento ao que temos vindo a construir ano após ano. Sentimos que ainda podemos ajudar o clube a crescer e enquanto assim for, enquanto continuarem (direcção, adeptos e jogadores), a confiar, nós vamos querer continuar neste grande clube.

 

Esta vai ser a sétima época consecutiva no clube, coisa rara nos dias de hoje. Que significado tem isto para si?

- PUB -

Tem um significado enorme. Sou caparicano de berço, nascido e criado na Costa de Caparica, tenho um orgulho enorme nisso e digo-o em todo o lado. Como caparicano e apaixonado por futebol que sou, recordo-me, ainda bem pequeno, de querer ver os jogos do clube, de querer ingressar nas equipas de formação. E por isso mesmo, tudo o que temos vindo a construir ao longo dos anos tem um gosto e um prazer tremendo. É verdade que iremos iniciar a sétima época e também isso nos enche de orgulho. Somos actualmente a equipa técnica em exercício há mais tempo consecutivo e este ano, a meio da época alcançámos o lugar de treinador com mais jogos ao serviço dos Pescadores. Ter este privilégio em algum clube, será sempre gratificante, consegui-lo no clube onde crescemos, na terra da qual tanto nos orgulhamos, tem um valor ainda mais apaixonante.

 

A época passada já lá vai mas ainda assim gostava que fizesse um breve balanço daquilo que foi em relação à sua equipa?

Já terminou há algum tempo mas continua bem presente nas nossas cabeças e no nosso dia-a-dia, principalmente no planeamento para a próxima época. Na nossa primeira reunião após o final da época procurámos perceber o que teria acontecido para que não tivéssemos tido o sucesso desportivo das épocas anteriores. Vínhamos de um 5.º lugar na época 20/21 e um 4.º lugar na época 21/22, sabíamos da dificuldade que é entrar no top 3 do campeonato, mas era desejo de todos que tivéssemos conseguido melhor do que o 8.º lugar. Estamos rodeados por gente competente, desde a direcção à equipa técnica e essencialmente aos jogadores. Existe este reconhecimento da competência e a exigência tem que ser maior, quem trabalha neste clube tem que querer sempre mais. Enquanto o clube não regressar aos patamares superiores, tenho a certeza que ninguém irá descansar. Não podemos prever quando irá acontecer, mas temos a certeza que vai acontecer. Em termos gerais foi uma época satisfatória com o 8.º lugar e o acesso aos quartos-de-final da taça da AF Setúbal, que foi a melhor classificação até à data do clube na competição.

 

E em relação à próxima época quais são as perspectivas. Já estão definidos os objectivos?

Os objectivos são claros e estão bem traçados pela direcção, que de uma forma sólida e consistente nos vai dando as condições necessárias para irmos crescendo. Vamos continuar a procurar conduzir o clube no rumo certo, de forma equilibrada e totalmente estável, para que possa chegar o dia em que os Pescadores se assumam como candidatos à subida. Internamente os objectivos passarão sempre por fazer melhor do que na época passada. Assim, queremos um Pescadores mais forte e mais capaz de andar perto do top 5 no campeonato

 

Os jovens vão continuar a marcar presença no plantel?

Tem que ser mesmo assim. Iremos dar seguimento ao projecto que temos implementado desde que trabalhamos no clube. Têm sido vários os atletas que transitam da formação para a equipa sénior, inclusive o treinador também é um produto da formação do clube. Não apenas enquanto jovem e atleta, mas principalmente como treinador, saltando dos juvenis para os seniores do clube. Procuraremos manter o plantel com 50 ou 60% de atletas formados no clube que bons frutos têm dado ao nosso trabalho. Este ano, além dos 5 atletas que integraram o plantel, vindos directamente da formação e já com idade sénior, conseguimos ainda integrar em jogo oito atletas dos escalões jovens (três sub-22, dois sub-19 e três sub-18), tendo seis deles sido utilizados em jogo. A estes acrescentamos a integração de mais de 40 atletas em treino com a equipa sénior, desde os iniciados aos sub-22. É uma marca que queremos manter.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -