As competições oficiais de basquetebol tiveram início no passado fim de semana na região de Aveiro onde se realizou a Taça Vítor Hugo destinada a todas as equipas que vão disputar a Liga Portuguesa Feminina, contando-se entre elas a equipa do Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André (GDESSA), do Barreiro.
A equipa da margem sul do Tejo que teve o privilégio de abrir o torneio em confronto directo com o Benfica, não foi feliz e perdeu por 44-33, num jogo em que as benfiquistas revelaram melhor poder de concretização.
No segundo jogo que disputou a equipa do Barreiro venceu o Galitos (Aveiro) por 27-23, depois derrotou o Esgueira (42-33) e fez o mesmo ao Vagos, por 57-43. Nesta partida, que definiu o escalonamento final das duas equipas, Maianca Umabano foi a jogadora que mais sobressaiu fazendo 16 pontos, duas assistências e três ressaltos, que lhe deram uma valorização de 19,5 pontos.
Feitas as contas finais, o Benfica, que venceu o Imortal na final, foi a equipa que conquistou o troféu. A formação algarvia ficou em segundo lugar e as açorianas da Sportiva no degrau mais baixo do pódio. O GDESSA terminou em 9.º lugar à frente de Clube dos Galitos (Aveiro), Esgueira e Vagos que ocuparam as últimas posições.
Terminada a 16.ª edição da Taça Vítor Hugo, as atenções estão agora concentradas nas supertaças que serão jogadas já no próximo fim de semana, dia 28 de Setembro, no Pavilhão Multiusos de Sines.
A supertaça feminina será disputada às 16 horas entre o Benfica e o GDESSA Barreiro e a supertaça masculina, também denominada Mário Saldanha, joga-se às 19 horas, entre Benfica e FC Porto. De referir que, ambos os jogos, serão transmitidos na RTP 2.
Barreirense vence Illiabum no jogo de apresentação
O Futebol Clube Barreirense venceu o Illiabum, por 77-74, no jogo de apresentação da sua equipa de basquetebol sénior [que vai disputar a Proliga] em jogo realizado no ginásio-sede que registou uma grande enchente e viveu momentos de grande vibração porque foram também apresentadas as equipas dos outros escalões.
O momento foi ainda aproveitado para assinalar os 250 jogos do capitão Tiago Raimundo como atleta sénior e para homenagear o ex-jogador Manuel Sicó.