Jogadores estiveram ontem no Mercado do Livramento e no Instituto Politécnico a distribuir bilhetes
Nunca é demais lembrar que o Vitória Futebol Clube joga amanhã, no Estádio do Bonfim, uma das partidas mais importantes dos seus quase 113 anos de história. No duelo com o Oliveira do Hospital, da sexta (última) jornada da série 3 da fase de manutenção da Liga 3, os sadinos decidem, a partir das 20 horas, a sua continuidade no terceiro escalão do futebol nacional.
No que depender do apoio que virá das bancadas, tudo se encaminha para estarem reunidas as condições para galvanizar os jogadores no relvado. O facto de os bilhetes estarem a ser distribuídos de forma gratuita na cidade são o garante de que o estádio terá a melhor assistência da época, podendo mesmo, na opinião de alguns responsáveis do clube, ultrapassar a fasquia dos 10 mil espectadores.
Ontem, ainda a mais de 48 horas de distância do embate com os beirões, a adesão dos vitorianos e setubalenses tinha sido constatada nos vários locais da cidade em que os adeptos podem levantar os bilhetes para o encontro. Do emblemático Mercado do Livramento – por onde ontem passaram os jogadores João Freitas, Daniel Carvalho, Mathiola e François –, a colectividades como o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Os 13, Ídolos da Praça e Palhavã os ingressos têm saído a bom ritmo.
As agremiações populares não são os únicos locais onde o público tem procurado os bilhetes. Já depois de na quarta-feira, a Auchan, do Alegro de Setúbal, a Papelaria SadoSorte, a Gestão de Sócios e a Loja do Vitória, ambos no Estádio do Bonfim, continuam a distribuir os ingressos, que ontem também chegaram aos alunos do Instituto Politécnico de Setúbal pelas mãos dos mesmos atletas que tinham estado no Mercado do Livramento.
Ainda com várias horas até ao início do encontro, é impossível dar uma estimativa fiável do número de espectadores que estará no Bonfim. Um dos aspectos que mais contribui para baralhar as estimativas reside no facto de poderem entrar no recinto milhares de adeptos que não precisam de levantar previamente qualquer bilhete. Nesta situação estão os estudantes que não precisam de ter consigo ingressos, bastando apenas apresentarem os respectivos cartões de aluno à entrada das portas 6 e 7 do Estádio.
As contas da manutenção na Liga 3
Das quatro séries da faz e de manutenção na Liga 3, a série 3, em que participa o Vitória, é a que neste momento mais requer uma calculadora, devido às várias variáveis existentes. Sendo certo que o Real já não evita o último lugar (4.º) e a consequente descida ao Campeonato de Portugal, há três clubes (Oliveira do Hospital, Sporting B e Vitória) que lutam para evitar a despromoção, sendo que qualquer um destes clubes depende apenas de si para se salvar.
As contas são as seguintes: os setubalenses garantem a permanência na Liga 3 se ganharem ao Oliveira do Hospital por pelo menos dois golos de diferença. Se isso suceder terminam em igualdade pontual e igualdade no confronto directo com os beirões que tinham vencido (2-0) na primeira volta. No entanto o Vitória bate o Oliveira do Hospital no terceiro critério de desempate (tem diferença de golos total nula nesta altura [5-5] e ficaria com dois positivos e o Oliveira, que tem um positivo [7-6], passaria a ter um negativo). Já se empatar, o Vitória tem de esperar que o Sporting B perca.