A jornada ficou também marcada pelo que aconteceu em Sines e pela subida do Comércio Indústria ao segundo lugar.
A vitória do Sesimbra no Montijo e os acontecimentos registados em Sines foram os factos mais relevantes da 21.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital que continua a ser comandada pelo Barreirense agora com 6 pontos de vantagem sobre o segundo classificado que passou a ser o Comércio Indústria.
Em Sines, o Banheirense foi para o intervalo a perder por 1-0 (golo marcado de penalti por Nita Rodrigues) e com menos um jogador que havia sido expulso. No início da 2.ª parte fez cinco substituições, 10 segundos depois do apito inicial do árbitro quatro jogadores caíram lesionados no chão, estiveram sete minutos a ser assistidos pela fisioterapeuta do clube, mas não foram recuperados. Como estava a jogar com 10 jogadores e quatro deles estavam lesionados, o Banheirense ficou apenas com seis jogadores e, em consequência disso, o árbitro deu o jogo por concluído.
O Olímpico do Montijo voltou a ser surpreendido no seu reduto, desta vez pelo Sesimbra, que teve no seu guarda-redes, Gonçalo Carmelo, um dos seus grandes pilares. Na primeira parte os montijenses foram superiores e criaram várias oportunidades mas só conseguiram marcar aos 44 minutos, saindo para o intervalo a vencer por 1-0. Na segunda parte, aos dois minutos, o Sesimbra chegou à igualdade na conversão de um penalti por André Pinto e seis minutos depois passou para a frente do marcador com um golo marcado por Gustavo, na sequência de um pontapé de canto.
No Campo da Verderena o Barreirense venceu o Alcochetense num jogo muito renhido em que a equipa da casa revelando melhor eficácia se impôs. Ao intervalo a equipa do Barreiro vencia por 2-0 com golos marcados por Cajó e Bruninho, logo no início da segunda parte o Alcochetense reduziu através de um autogolo e só não chegou ao empate logo a seguir porque o guarda-redes do Barreirense defendeu uma grande penalidade. O jogo prosseguiu e Bandeira por volta dos 60’ sentenciou a partida.
Em Setúbal, o Comércio Indústria precisava de ganhar ao Monte de Caparica para subir ao segundo lugar. Na primeira parte as coisas não correram bem e o jogo foi para o intervalo com o resultado em branco. Na etapa complementar tudo acabou por ser diferente, os golos começaram a surgir e no final o objectivo estava conseguido.
Nos outros jogos há a salientar a vitória do Grandolense em Águas de Moura, do Moitense sobre os Pescadores e do Palmelense sobre o Charneca de Caparica que perdeu pela primeira vez em 2023.
Resultados: Trafaria 3 Botafogo 1; Vasco da Gama 1 Banheirense 0 (dado por concluído por volta dos 55 minutos); Olímpico do Montijo 1 Sesimbra 2; Comércio Indústria 5 Monte de Caparica 0; Barreirense 3 Alcochetense 1; Moitense 1 Pescadores 0; Águas de Moura 1 Grandolense 2; Palmelense 4 Charneca de Caparica 1; Quintado Conde 1 Amora “B” 3.
Classificação: 1.º lugar, Barreirense, 52 pontos; 2.º lugar, Comércio Indústria, 46 pontos; 3.º lugar, Olímpico do Montijo, 45 pontos; 4.º lugar, Moitense, 36 pontos; 5.º lugar, Alcochetense, 35 pontos; 6.º lugar, Pescadores e Vasco da Gama, 32 pontos; 8.º lugar, Charneca de Caparica, 31 pontos; 9.º lugar, Amora “B”, 30 pontos; 10.º lugar, Palmelense, 28 pontos; 11.º lugar, Sesimbra, 26 pontos; 12.º lugar, Águas de Moura, Trafaria e Grandolense, 25 pontos; 15.º lugar, Botafogo, 23 pontos; 16.º lugar, Banheirense, 22 pontos; 17.º lugar, Monte de Caparica, 9 pontos; 18.º lugar, Quinta do Conde, 5 pontos.
Vitória “B”, Seixal e Lagameças entram a ganhar na 2.ª Divisão
Na segunda divisão distrital realizou-se a primeira jornada da fase final onde se destaca o triunfo (2-0) do Vitória “B” em Santiago do Cacém e a vitória (3-2) do Seixal sobre o Fabril ”B” em jogo realizado no Estádio do Bravo. O Lagameças, a jogar em casa, derrotou o Almada por 3-0 e em Alfarim registou-se um empate (2-2) entre a equipa local e a Juventude Sarilhense.