Mais de 700 ginastas e cinco mil espectadores marcaram na sexta-feira e sábado presença no Pavilhão Antoine Velge no Sarau de Ginástica do Vitória FC, que assinalou este ano o 50.º aniversário da secção da modalidade. Sob o lema, “50 anos a criar História(s)”, a Ginástica do emblema setubalense, que o ano passado por ocasião do 113.º aniversário do clube foi eleita a secção do ano, comprovou nas três sessões realizadas durante os dois dias o ecletismo e vitalidade de um clube que não se resume ao futebol.
À semelhança do que tem sucedido nas edições anteriores, o recinto teve casa cheia para assistir ao desempenho de dezenas de classes da ginástica vitoriana, das várias especialidades, desde os mais novos aos atletas mais avançados, que fizeram as respectivas demonstrações na festa de encerramento do ano desportivo.
O evento organizado pela secção da modalidade do Vitória contou com o apoio da Federação portuguesa de Ginástica, da Associação de Ginástica do Distrito de Setúbal, da Câmara Municipal e União das Freguesias de Setúbal. Na ocasião, a secção homenageou os atletas que mais se destacaram no último ano e entregou vários prémios aos ginastas do clube elevaram o nome do Vitória nas provas em que participaram nos últimos 12 meses.
Recorde-se que Dezembro, o Pavilhão Antoine Velge tinha sido palco do Sarau de Inverno, evento promovido pela secção de ginástica do Vitória, que tinha homenageado a música portuguesa. Com as bancadas do recinto igualmente lotada, os ginastas dos diferentes escalões proporcionaram uma tarde mágica em que todos puderam conviver, mostrando-se aos que presenciaram o evento.
Luto por Francisco Camarada
Após a alegria e o ambiente de festa vividos nas sessões de sexta-feira e sábado e na Gala dos 50 anos na noite do último dia do Sarau, a Ginástica recebeu na segunda-feira a notícia do falecimento de Francisco Camarada, antigo treinador da secção e um dos homens responsáveis pelo crescimento da modalidade no Vitória.
“Hoje partiu um dos nossos, aliás, um dos primeiros enormes professores e treinadores que passaram pela nossa casa. Até sempre, ‘Xico’ Camarada”, escreveu a secção da modalidade numa publicação feita na rede social Instagram, endereçando os sentimentos à família e amigos. “A Secção de Ginástica do Vitória FC endossa o seu voto de pesar a toda a família e amigos deste grande senhor da Ginástica e do desporto setubalense”.
A título pessoal, Rui Praxedes, treinador e um dos principais responsáveis pela modalidade no clube do Bonfim também fez questão de salientar a importância de Francisco Camarada para várias gerações. “Sem dúvida nenhuma, uma referência da Ginástica e do Desporto em Setúbal. Um homem bom, amável e amigo. Guardo comigo muitas gargalhadas e momentos fantásticos com o meu primeiro professor na Ginástica”.
O SETUBALENSE endereça à família e amigos de Francisco Camarada as sentidas condolências.