A equipa de futebol de praia do Vitória teve no fim-de-semana desfechos diferentes no campeonato e na Taça de Portugal. No sábado, a contar para a 13.ª jornada da série Sul do ‘Nacional’ da modalidade, a formação sadina venceu o CF Chelas, por 4-3, após prolongamento, enquanto no dia seguinte, os verdes e brancos não evitaram a eliminação da prova rainha ao perderem (5-2) com a Associação Desportiva Pastéis da Bola.
Os vitorianos chegaram à Praia Foz do Lizandro, no concelho de Mafra, moralizados pela conquista de quarta-feira da Taça da Associação de Futebol de Setúbal, após baterem o GD Pescadores da Costa de Caparica, por 3-2, após prolongamento. No entanto, o Chelas entrou melhor na partida do campeonato, adiantando-se no marcador, aos 15 minutos, por Dmytro Shevchuk.
Depois de uma primeira parte sem golos e de na segunda só por uma vez tal ter acontecido, os níveis de eficácia aumentaram de forma exponencial na derradeira parte do jogo. O primeiro dos seis golos marcados nessa etapa foi da autoria de Diogo Formiga, que, aos 28 minutos, repôs a igualdade (1-1). Na resposta, os lisboetas voltaram à frente do marcador (2-1) num golo apontado por Pedro
Em desvantagem no marcador, os vitorianos reagiram, conseguindo, pela primeira vez, passar para a frente do resultado (3-2) graças aos golos de Nuno Belchior e João Oliveira, aos 29 e 32 minutos, respectivamente. Antes do final do tempo regulamentar, o adversário repôs a igualdade (3-3) através de um tento de Dmytro Shevchuk que, aos 35 minutos, bisou na partida levando-a para o prolongamento.
No areal da Praia Foz do Lizandro, os setubalenses, que alinharam de início com João Oliveira, Tiago Pelicano, Nuno Belchior, Diogo Formiga e Bernardo Mata foram mais fortes no prolongamento. Aos 38 minutos, Tiago Pelicano materializou em golo a superioridade dos comandados de Rui Carvalho, fixando o resultado final do embate da 13.ª ronda (penúltima da competição) em 4-3.
No próximo domingo (15:30 horas), naquela que será a derradeira jornada do Campeonato, o Vitória (5.º classificado) despede-se da prova diante do vizinho São Domingos (4.º). O dérbi sadino terá como palco a Praia do Ouro, em Sesimbra, e coloca frente a frente os emblemas que já se tinham defrontado a 2 de Junho, dia em que o São Domingos levou a melhor (4-3) na Praia da Ilha de Tavira.
Nesse encontro da 7.ª jornada, Diogo Ferreira, Tiago Grilo e Belchior marcaram pelos vitorianos, enquanto David Bonito, Rodrigo Sebastião e Pablo Valentim (bisou) fizeram os tentos do São Domingos, que chega a este encontro moralizado pela goleada (14-4) imposta no fim-de-semana ao Estoril-Praia.
Adeus vitoriano à Taça de Portugal
A contar para a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, o Vitória também esteve em acção no fim-de-semana. Desta vez, depois de terem afastado o GD Alfarim na ronda anterior (triunfo por 5-3), os sadinos não evitaram a derrota (5-3) com os lisboetas da Associação Desportiva Pastéis da Bola. Na Praia Foz do Lizandro, os golos apontados por Diogo Formiga, Sérgio Mata e Tiago Pelicano foram insuficientes para impedir a passagem do emblema de Marvila.
A AD Pastéis entrou melhor no jogo e antes de estarem cumpridos os primeiros 10 minutos já venciam por 2-0 graças a um ‘bis’ de Marco Ferreira. Os verdes e brancos responderam, chegando ao empate (2-2) através dos golos de Diogo Formiga e Sérgio Mata, aos 17 e 19 minutos, respectivamente. Os lisboetas não tardaram a voltar para a frente do marcador. Francisco Vassalo (21) e David Cosmeli (28) forma os homens que puseram o placard em 4-2.
Antes do apito final, o Vitória voltou a reentrar na discussão do resultado com o golo de Tiago Pelicano, aos 31 minutos, que colocou o marcador em 4-3. O oponente não tremeu perante a redução da vantagem e conseguiu no minuto seguinte estabelecer o resultado final em 5-3 através de Paulo Santos.
Em representação dos clubes filiados na Associação de Futebol de Setúbal, o GD Sesimbra é agora o único ‘sobrevivente’ da região na Taça de Portugal. O conjunto sesimbrense apurou-se para os quartos-de- final, na Praia Foz do Lizandro, depois de vencer o CF Chelas, por 4-3. Gonçalo Marques, no primeiro minuto, Diogo Bernardo (26) e Bernardo Paulo (31 e 35) foram os marcadores de serviço que valeram o apuramento ao Sesimbra, que joga a próxima ronda a 23 de Agosto.