Duelo com açorianos (sem público) marca regresso dos jogos ao Bonfim
Mais de três meses depois, o Estádio do Bonfim volta amanhã, a partir das 17 horas, a ser palco de um jogo do Vitória FC. Frente ao Santa Clara, em partida da 26.ª jornada da I Liga, os sadinos estão determinados a interromper uma série de sete partidas sem triunfar. Caso consigam cumprir esse objectivo, ainda que sem adeptos nas bancadas devido à pandemia da Covid-19, o plantel dará uma alegria aos vitorianos que já não celebram um êxito desde 26 de Janeiro, dia em que ganharam (0-3) em Tondela.
Desde o confronto no reduto dos beirões, na 18.ª jornada, os comandados de Julio Velázquez averbaram três desaires (FC Porto, Gil Vicente e Sp. Braga) e quatro empates (Moreirense, Portimonense, Benfica e Marítimo), tendo estas três últimas igualdades sido registadas nos últimos compromissos. Apesar da ausência de triunfos, os desfechos os algarvios, águias e madeirenses permitiu que a equipa somasse pontos que poderão vir a ser preciosos para as contas finais.
Outro dado relevante prende-se com o facto de o Vitória ter um jejum ainda maior de triunfos quando considerados apenas os jogos no Bonfim, estádio onde a equipa ainda não venceu qualquer jogo em 2020. Importa frisar que neste intervalo de tempo – que tem pelo meio a paragem de três meses devido à pandemia – o clube fez apenas quatro partidas em Setúbal: Sporting (1-3), FC Porto (0-4), Gil Vicente (1-2) e Benfica (1-1).
Quer isto dizer que o último sucesso dos setubalenses remonta a 14 de Dezembro de 2019 quando, em jogo da jornada 14, a equipa levou a melhor, por 1-0, sobre o Desportivo das Aves. O avançado Berto foi nesse dia o autor do golo que permitiu a conquista dos três pontos e a celebração dos vitorianos nas bancadas, algo que está fora de questão fazer amanhã devido à interdição de público no Bonfim.
Entretanto, o treinador Julio Velázquez voltou ontem de manhã a preparar a estratégia a colocar em prática diante de um oponente que chega a Setúbal moralizado pela vitória (3-2) obtida no fim-de-semana diante do Sp. Braga. Sem descurar nenhum pormenor, o técnico espanhol alertou para os principais perigos do Santa Clara e, sobretudo, para a postura que os seus jogadores têm de ter para levar de vencido o conjunto insular.
Depois do médio José Semedo ter ficado impossibilitado de actuar na Madeira, o Vitória volta a ter a equipa na máxima força no duelo de amanhã. O experiente capitão cumpriu um jogo de castigo, após uma série de nove cartões amarelos, e deverá agora regressar à titularidade no meio-campo. Mais dúvidas existem na composição do sector defensivo onde a ausência de Artur Jorge (preterido em favor de Pirri na ronda anterior) causou surpresa. Todas as incertezas serão dissipadas amanhã quando for conhecida a constituição da equipa.
Após o triunfo sobre os bracarenses, os açorianos estão agora num confortável oitavo lugar, com 33 pontos, mais quatro que o Vitória, que ocupa a 11.ª posição com os mesmos 29 pontos do Belenenses SAD e Boavista. No que diz respeito à luta pela permanência, os sadinos dispõem agora de 10 pontos de vantagem para o Portimonense, primeira equipa abaixo da linha de despromoção onde também está o Aves, que soma apenas 13 pontos em 25 jornadas.
A partida com o Santa Clara tem a particularidade de permitir que vários ex-jogadores sadinos regressem ao Bonfim. Falamos dos defesas César e Fábio Cardoso (este último não será opção neste encontro devido a castigo), do médio Costinha (representou o Vitória entre 2015/16 e 2018/19) e os avançados Zé Manuel e Thiago Santana, este último brasileiro foi o autor de dois dos três golos apontados pelos insulares ao Sp. Braga.
Resultado negativo no oitavo rastreio
Entretanto, os jogadores, equipa técnica e ‘staff’ do Vitória deram negativo no oitavo rastreio à Covid-19, anunciou ontem o clube em comunicado publicado na sua página oficial na internet. Os resultados foram conhecidos depois de o plantel do conjunto sadino ter sido domingo submetido aos testes. “O novo rastreio efectuado à Covid-19, no passado domingo, revelou que nenhum jogador, treinador ou elemento do ‘staff’ se encontra infetado”.
No comunicado, o Vitória informa que hoje, dia que antecede a recepção de amanhã ao Santa Clara, haverá novo controlo no Estádio do Bonfim. “Seguindo o protocolo de retoma, esta terça-feira haverá nova bateria de exames, 24 horas antes da partida com o Santa Clara”, refere o documento.