19 Maio 2024, Domingo

- PUB -
Quinito recebe Prémio Carreira na Gala do Desporto de Setúbal

Quinito recebe Prémio Carreira na Gala do Desporto de Setúbal

Quinito recebe Prémio Carreira na Gala do Desporto de Setúbal

“É bom viver em Setúbal e, numa fase difícil, ser do Vitória”, disse antigo jogador e treinador

 

 

A oitava edição da Gala do Desporto de Setúbal, realizada sábado o Fórum Municipal Luísa Todi, distinguiu com o Prémio Carreira o antigo jogador e treinador de futebol Quinito. O técnico setubalense, de 75 anos, que é um nome respeitado pelos amantes da modalidade em todo o país, foi uma das 105 pessoas homenageadas, incluindo campeões nacionais e internacionais, 13 equipas e um evento.

Ao receber o prémio das mãos do presidente da Câmara Municipal, André Martins, do vereador do Desporto, Pedro Pina, e de José Couceiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o ex-treinador do Vitória FC, SC Braga, SC Espinho, FC Porto, Marítimo, Portimonense, Rio Ave, V. Guimarães, entre outros, mostrou-se surpreendido por o evento ter “conseguido reunir tantos campeões” , mostrando a vitalidade do desporto no concelho.

“Tenho estado retirado, fechado, e não pensei que Setúbal tinha tantos campeões e eventos desportivos. É caso para dizer que é bom viver em Setúbal e ser do Vitória, já agora”, disse, sublinhando, em alusão à dor em que vive desde 2009, devido à morte do filho num acidente de viação no Brasil, que “a vida prega partidas” e a saudade é difícil de gerir, mas “as coisas estão a melhorar”.

O banho de carinho e a ovação de pé que Quinito recebeu do público presente no Fórum Municipal Luísa Todi devem-se a uma carreira feita de competência e paixão nos clubes por onde passou desde que começou a jogar nas camadas jovens do União de Futebol Comércio e Indústria e nos juniores do Vitória FC e, como profissional, representado Académica, Belenenses, Racing Santander (Espanha) e SC Braga.

José Couceiro, ex-treinador do Vitória e agora ‘vice’ da FPF, explicou que a sua relação com a cidade muito se deve a Quinito. “Estou aqui muito mais por mim, por aquilo que ele me ensinou e por isso estarei grato para sempre. Ao longo de todo o seu percurso, o Quinito deu sempre muito mais do que recebeu, ao nível de acreditar que era possível, dos valores humanos e da dignidade humana. Parabéns, Quinas, serás sempre um orgulho para nós”.

 

Maria Inês Mariani e Pedro Casinha eleitos ‘Atletas do Ano’

 

No final da Gala, antes de ser entregue o Prémio Carreira a Quinito, foram conhecidos os vencedores do Prémio Atleta (feminino e masculino) do Ano. A praticante de full contact/ muaythai Maria Inês Mariani, do Henrique Diogo Team, medalha de ouro na Taça do Mundo de Muaythai realizada na Turquia, e Pedro Casinha, canoísta do Benfica, campeão nacional, universitário e europeu de sub-23, foram os eleitos da organização.

Fernando Ferreira, treinador de atletismo do Vitória FC, recebeu o troféu de Treinador do Ano, a presidente da Academia de Voleibol de Praia de Setúbal, Beatriz Soromenho, o de Dirigente do Ano e o Clube Patinagem do Sado o de Clube do Ano. O prémio Evento Desportivo foi entregue à ‘World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2023 – Setúbal’ (a prova da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas que se realiza no Sado) e o de Equipa do Ano à de futebol feminino do Vitória FC, que conquistou, invicta, o título nacional da III divisão, subindo ao segundo escalão.

A triatleta internacional Letícia Magalhães, do Benfica, campeã nacional de cadetes de triatlo cross, e o atleta do Vitória Pedro Afonso, medalha de bronze no Festival Olímpico da Juventude Europeia e líder do ‘ranking’ europeu sub-18 dos 300 metros, além de detentor de recordes e títulos nacionais, foram Atleta Esperança do Ano feminino e masculino, respectivamente.

Beatriz Bastos, da União Desportiva para a Inclusão, que é convocada para a seleção nacional de basquetebol para atletas com síndrome de Down desde 2017, e Tomás Soares, do Clube de Canoagem de Setúbal, campeão nacional de fundo e de regatas em linha de 200 e 500 metros, receberam os prémios para o melhor Atleta de Desporto Adaptado, feminino e masculino. Diogo Marques, tenista do Clube de Ténis de Setúbal e estudante nos Estados Unidos, recebeu o Prémio Especial, que conjuga os resultados desportivos e académicos, e a António Jesus foi atribuído o prémio Mérito Académico.

 

Concelho ganha dois novos relvados sintéticos

 

Na Gala em que foram distinguidos todos os atletas e treinadores do concelho sadino que foram campeões nacionais e internacionais em 2023, o presidente do município, André Martins, salientou o trabalho efetuado em Setúbal nos últimos anos para “criar mais e melhores condições para a prática desportiva e para a obtenção de bons resultados” pelos atletas. “Hoje, é manifesto que somos uma cidade e um concelho em que a actividade desportiva cresceu”.

O autarca lembrou ainda que estão em curso investimentos em novas instalações desportivas, e a reabilitação das instalações públicas, privadas e associativas existentes. “Estramos prontos para avançar”, como a reabilitação do Pavilhão Desportivo Municipal do Viso e dos campos municipais de futebol Júlio Tavares, nas Praias do Sado, onde serão colocados relvados sintéticos, e das Pedreiras do Viso, os quais “permitirão servir de forma articulada” a comunidade educativa e o movimento associativo.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -