No desporto de alta competição, a escolha de um clube é, frequentemente, uma decisão ditada pela qualidade das infraestruturas e a dimensão dos clubes. Contudo, a história é a escolha da jovem de 13 anos Victoria Janssen (e da sua mãe que tudo faz pelo sucesso e bem-estar da filha) eleita a Melhor Ginasta Sénior da Namíbia em 2025, recorda-nos que a ginástica é, acima de tudo, uma questão de confiança e acompanhamento humano.
A ligação entre Victoria – conhecida no meio desportivo por “Vicky”, e o treinador Bruno Maia começou nas suas participações internacionais em Portugal, nomeadamente na Scalabis Cup e no Coimbra Gym Fest, duas das competições mais prestigiadas do calendário europeu de trampolins. Nas três deslocações anteriores ao nosso país, a ginasta foi acompanhada presencialmente pelo treinador português, tendo posteriormente começado algum acompanhamento online.
Evolução competitiva consistente
O percurso internacional da ginasta tem revelado uma progressão assinalável. Em 2024, na Scalabis Cup, classificou-se em 53.º lugar em trampolim. Um ano depois, regressou à mesma prova para subir ao 22.º posto, melhorando 31 posições – um salto competitivo que confirma o crescimento técnico e a maturidade desportiva alcançada.
No Coimbra Gym Fest 2025, Vicky competiu nas disciplinas de trampolim, duplo mini-trampolim e tumbling, conseguindo presença em finais e consolidando experiência num dos maiores palcos internacionais da modalidade, em Portugal.
Palmarés expressivo na Namíbia
Apesar da juventude, Victoria soma já um currículo impressionante. Por exemplo, em 2025, conquistou o título nacional namibiano em trampolim (nível 10), ouro em tumbling e prata em duplo mini-trampolim. No campeonato regional “Region Five”, que reúne atletas de vários países africanos, venceu medalhas de ouro por equipas e medalhas individuais em diferentes disciplinas.
Foi ainda distinguida pela federação do seu país com prémios como: Melhor ginasta nível 8–10, melhor ginasta sénior 2025 e melhor ginasta de trampolins. Paralelamente, mantém atividade no atletismo competitivo internacional, com medalhas conquistadas na Dinamarca, Holanda, Bélgica e Suíça, evidenciando uma base física sólida que potencia o seu desempenho no trampolim.
Estágio em Corroios com objetivos bem definidos
Durante o mês de estágio, Vicky irá representar oficialmente a Casa do Povo de Corroios nas competições internacionais Scalabis Cup e Coimbra Gym Fest, bem como na prova nacional RegTramp.
Para Bruno Maia, o objetivo deste mês de trabalho é claro: “limpar e trabalhar” a técnica e recuperar a serenidade mental da atleta.
“Actualmente a Vicky treina apenas 2 vezes por semana num ambiente/contexto pouco favorável, mas é uma ginasta supersimpática e trabalhadora e apresenta uma capacidade atlética e uma garra enorme. O foco passará, mais do que qualquer resultado desportivo, por organizar as peças do complexo puzzle que é a ginástica de trampolins, permitindo-lhe resolver bloqueios, evoluir tecnicamente e acima de tudo reencontrar a alegria plena de saltar”, explica o treinador.