A visita do Oriental Dragon ao Campo da Liberdade e a deslocação do Alcochetense ao Campo da Bela Vista são cabeça de cartaz da ronda inaugural.
A competição mais importante do futebol distrital está a ser aguardada com grande expectativa devido ao interesse que desperta entre os adeptos das 16 equipas e em especial entre aquelas que têm por objectivo a conquista do título.
À partida todas são candidatas mas como é lógico há algumas que se apresentam com mais argumentos que outras. Contudo, parece-nos que, ao contrário do que tem acontecido ultimamente, esta época as equipas apresentam-se com plantéis mais equilibrados que poderão proporcionar mais competitividade e uma luta mais intensa pelos lugares cimeiros.
A Taça AF Setúbal, que funcionou como pré-época para a maioria dos treinadores, já deu algumas indicações mas o melhor será aguardar pelo desenrolar da competição para ver efectivamente o que acontece.
E, a primeira jornada promete desde logo muita emoção porque é composta por grandes jogos, alguns dos quais entre equipas que são apontadas como candidatas.
O jogo que abre o campeonato realiza-se amanhã, sábado, no Campo da Liberdade, onde o Clube Olímpico do Montijo recebe o Oriental Dragon, duas equipas que já se defrontaram esta época, por acaso no campo adversário, em jogo que terminou com a vitória da equipa do Montijo, que deu a volta ao resultado mesmo ao cair do pano. Resta saber o que vai acontecer agora com as máquinas mais afinadas.
Os restantes jogos realizam-se no domingo, às 15 horas, e entre eles sobressai o Comércio Indústria – Alcochetense, os sadinos que terminaram a época passada em segundo lugar e os alcochetanos que ficaram na quarta posição. Esta temporada, ambos se reforçaram [mais os setubalenses que os alcochetanos] com o objectivo de fazerem melhor, e, na Taça AF Setúbal lideram os grupos onde estão inseridos, por isso, em perspectiva está um bom espectáculo.
Para além destes dois jogos há também a salientar o clássico do litoral alentejano que se disputa em Sines entre o Vasco da Gama [que se apresenta com o mesmo plantel da época anterior] e o Grandolense [que surge com muitas novidades] e o dérbi entre o Botafogo e o Palmelense, um jogo sempre interessante para os adeptos das duas equipas que irão por certo encher o Campo AH Matos, em Cabanas.
Eis o quadro completo dos jogos da primeira jornada: CO Montijo – Oriental Dragon; Comércio Indústria – Alcochetense; Banheirense – Vitória “B”; Vasco da Gama – Grandolense; Lagameças – Amora “B”; Moitense – Charneca de Caparica; Botafogo – Palmelense; Alfarim – Pescadores.
Na 2.ª Divisão destaca-se o Sesimbra – B Sad
O campeonato da divisão secundária, que começa em simultâneo com a primeira divisão, apresenta algumas novidades tanto a nível de participantes como a nível do modelo competitivo, porque vai ser disputado por 17 clubes apenas numa série.
As novidades são o CD Cova da Piedade [que folga nesta jornada], a B Sad e o Barreirense “B” que vieram atenuar a desistência do Afonsoeirense, Juventude Sarilhense, Fabril “B”, Ginásio de Corroios, Águas de Moura e Monte de Caparica, estes dois últimos que haviam descido da 1.ª divisão.
Na primeira jornada o grande destaque vai para o Sesimbra – B Sad por um lado porque os sesimbrenses [que tiveram uma excelente participação na fase de grupos da Taça AF Setúbal] já se assumiram como candidatos e por outro lado porque nada se sabe sobre o plantel da B Sad.
Jogos da primeira jornada: Pelezinhos – Quinta do Conde; Sesimbra – B Sad; Pinhalnovense – Sp. Vinhense; Seixal – Barreirense “B”; Almada – Paio Pires; Melidense – Brejos de Azeitão; Santo André – U. Santiago; Samouquense – Zambujalense.