O Grupo Desportivo Fabril do Barreiro, que esta época vai disputar o campeonato distrital da 1.ª divisão, foi das últimas equipas a revelar a constituição do plantel para as competições da Associação de Futebol de Setúbal que tiveram início no passado domingo com a realização da primeira jornada da fase de grupos da Taça Joaquim José Sousa Marques.
A situação foi bastante comentada na opinião pública e até mesmo entre os adeptos do Fabril que nada sabiam sobre a equipa que o clube iria apresentar nesta época de 2025 / 2026.
Nos dias que antecederam o primeiro jogo da época começaram finalmente a ser conhecidos alguns dos nomes dos jogadores e do treinador que é Vítor Hugo Pires, de 42 anos, que na temporada anterior orientou a equipa de juvenis do clube e anteriormente havia representado também o Barreirense e o Galitos.
Relativamente ao plantel estão apresentados 19 jogadores; oito que faziam parte da equipa “B” na época passada, três juniores promovidos e oito reforços.
Os jogadores que faziam parte da equipa “B” são: Dinis Garção, Frederico Cardoso, Guilherme Fernandes, Laurent Bouquet, Miguel Almeida, Rodrigo Silva, Tiago Neves e Rungano Kanyepi.
Os juniores promovidos são Rafael Pinto, Tino Mendes (que na época anterior jogou no 1.º Maio Sarilhense) e António Marques.
E, as novidades são: João Aiveca, defesa, de 28 anos, que nas duas últimas épocas representou o Moitense. Trata-se de um regresso ao clube onde começou a praticar futebol com apenas 8 anos, depois ingressou no Barreirense e C. Piedade. Como sénior representou o Banheirense, esteve nos Açores onde jogou no Luzense, Graciosa e Guadalupe.
Diogo Oliveira, médio, 20 anos, também está de regresso ao Fabril. Começou a praticar futebol no Barreirense onde permaneceu 10 temporadas, depois ingressou no Fabril e representou o C. Piedade e o Amora (juniores, equipa “B” e sub 22).
Gonçalo Caeiro, avançado, 19 anos, é também um produto das escolas de formação do Fabril, teve depois uma breve passagem pelos juvenis do Barreirense, voltou ao Fabril, ingressou no Tondela e regressou ao Barreiro, onde jogou a época passada.
Bacar Rocha, avançado, 20 anos, tem jogado sempre no Desportivo Fabril, à exceção da temporada anterior em que representou o Pinhalnovense.
Vavá Pequeno é defesa central, tem 31 anos, na época anterior jogou no Campeonato de Portugal ao serviço do Comércio Indústria e é internacional pela seleção de São Tomé e Príncipe.
João Ventura tem 19 anos, é defesa e transita da equipa “B” do Barreirense; Guilherme Pereira, médio de 20 anos, chega dos sub 22 do CO Montijo; e, Bruno Silva, avançado, 21 anos, jogava no Sporting Vinhense.
No jogo de estreia realizado no passado domingo no Estádio Alfredo da Silva frente ao Cova da Piedade a contar para a Série “E” da Taça AF Setúbal, a equipa fabrilista perdeu por 1-0, com um golo sofrido aos 21 minutos.
Nessa partida a equipa jogou da seguinte forma: Dinis Garção; Diogo Oliveira, Vavà Pequeno, João Aiveca, João Ventura; Miguel Almeida, Bruno Silva (Guilherme Fernandes, 45’), Guilherme Ferreira (Gonçalo Caeiro, 83’); Tiago Neves (Laurent Bouquet, 45’), Frederico Cardoso e Bacar Rocha (António Marques, 45’).