Sábado, às 15 horas, o Galitos Barreiro dispõe de uma excelente oportunidade para anular o ponto de desvantagem que tem em relação ao Sangalhos, primeiro classificado
Galitos e Barreirense jogaram ambos fora de casa na segunda jornada da segunda fase da Proliga mas obtiveram resultados diferentes. O Galitos foi à Madeira vencer o Galomar por 70-52 e o Barreirense que se deslocou a Aveiro foi derrotado pelo Esgueira, por 78-74.
No Pavilhão do Caniço, a equipa comandada por Miguel Minhava arrancou uma vitória muito importante perante um adversário que se encontra bem colocado na tabela classificativa.
O Galitos entrou bem na partida e chegou ao fim do primeiro período com 10 pontos de vantagem (13-23), seguiu-se uma ligeira reacção da equipa madeirense mas o resultado ao intervalo era favorável à equipa continental que vencia por 34-26.
No regresso dos balneários, o Galitos voltou a entrar forte e dilatou vantagem (34-53), decorrendo o derradeiro quarto mais equilibrado. No final, vitória indiscutível da melhor equipa em campo, por 18 pontos de diferença.
Malcom Richardson com 22 pontos, 12 ressaltos, 8 assistências e 4 roubos de bola, foi o jogador que mais se evidenciou na equipa da margem sul do Tejo, mas Tamrik Fields com 16 pontos e Josimar Cardoso com 12, também estiveram em plano bastante aceitável.
Barreirense derrotado pelo Esgueira
Resultado diferente obteve o Barreirense no jogo que disputou com o Esgueira que decorreu de forma equilibrada. Depois dos parciais de 16-15 e 20-23, o Barreirense saiu para o intervalo com dois pontos de vantagem (38-36).
No início da segunda parte a equipa de Henrique Pina aumentou a diferença pontual mas no último período os aveirenses foram mais fortes e acabaram por dar a volta ao marcador, vencendo por 78-74.
No Barreirense quem mais se destacou foi Rui Palhares com 24 pontos, sete ressaltos e duas assistências, Dexter McClanhan com 19 pontos e Miguel Toreia 13 pontos.
No próximo sábado, 19 de Fevereiro, o Barreirense defronta o Galitos (Aveiro) às 18 horas no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho local onde se realiza pelas 15 horas o Galitos – Sangalhos que vai colocar frente a frente os dois primeiros classificados naquele que será sem qualquer tipo de dúvidas o grande jogo da jornada.
Na tabela classificativa o Sangalhos segue em primeiro lugar com 15 pontos, o Galitos está em segundo lugar com 14 pontos e o Barreirense segue na quinta posição com 12 pontos.
GDESSA perde na Madeira
Na Liga Feminina, o GDESSA não foi feliz na sua deslocação ao Pavilhão do Clube Desportivo da Escola Francisco Franco onde perdeu com a equipa madeirense num jogo que terminou com a pontuação muito baixa (58-48).
Na primeira parte a equipa insular esteve melhor e foi para o intervalo a vencer por onze pontos (32-21). Na segunda metade o encontro decorreu equilibrado e isso não permitiu a recuperação do GDESSA, que averbou a sexta derrota no campeonato. Apesar disso, a equipa orientada por Ricardo Oliveira segue na tabela classificativa em segundo lugar.