Depois do centro de treinos, as perspectivas estão agora concentradas na construção do novo Estádio Municipal da Medideira
“Com este equipamento e com o futuro Estádio da Medideira o Amora vai tornar-se num dos maiores clubes do distrito de Setúbal, senão mesmo o maior”, disse Carlos Henriques, presidente do Amora Futebol Clube, na inauguração oficial do Centro de Treinos do Serrado que teve lugar no dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, no âmbito das comemorações do centenário do clube.
Construído em terreno cedido pela Câmara Municipal do Seixal, com um custo de 2,5 milhões de euros e idealizado pelo arquitecto José Pequeno, o novo espaço desportivo dos amorenses, enquadrado no Parque do Serrado, é composto por um campo de futebol com relva sintética de última geração, iluminação homologada para jogos nocturnos, novos balneários e bancadas cobertas com capacidade para mil lugares, além das instalações de apoio que vão potenciar a continuidade da aposta na formação de crianças e jovens atletas.
“Estamos a inaugurar um espaço que, pela sua imponência e grandiosidade, é uma obra de excelência e de extrema importância para o futuro do Amora, assim como vai ser o Estádio da Medideira pelo desenvolvimento que irá proporcionar em toda aquela zona”, referiu também o presidente do clube que continua a crescer. “Estamos a atingir os 600 atletas, temos cinco equipas femininas, 19 masculinas, 1 600 associados e somos a único clube do concelho com equipas (5) nos nacionais de futebol”, fez questão de salientar.
As festividades comemorativas do centenário tiveram início logo pela manhã com o hastear da bandeira no Estádio da Medideira, prosseguiram com uma romagem ao cemitério e um desfile motard pelas ruas da cidade, foram também apresentados dois livros sobre a história do clube, inauguradas exposições, um jogo e futebol feminino entre o Amora e o Benfica, entrega de emblemas aos sócios com 25, 50 e 75 anos de filiação clubística.
A banda da Sociedade Filarmónica Operária Amorense, que é a madrinha do clube, deu as boas vindas aos convidados que participaram depois na sessão solene, nomeadamente, a Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal e respectiva vereação; Alfredo Monteiro, presidente da Assembleia Municipal; Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora; Francisco Cardoso, presidente da AF Setúbal; José Couceiro, vice-presidente da FPF; e padre Pedro Cerantola, sócio do clube há 50 anos, que fez a bênção do espaço.
Momento Protocolar
No momento protocolar, Paulo Silva, presidente da comissão do centenário e da Assembleia Geral, agradeceu aos fundadores do clube e aos dirigentes que o serviram ao longo dos anos porque “todos eles contribuíram para o seu engrandecimento”.
Saudou ainda o sócio n.º 1 “pela sua resiliência” e deixou também um agradecimento à Junta de Freguesa por todo o apoio que tem dado, ultimamente “na edição de um livro, na aquisição do equipamento de som para o centro de treinos e no pagamento de todos os testes [covid] aos atletas da formação”.
Deixou também um agradecimento à Câmara Municipal do Seixal “por ter possibilitado a construção desta magnifica infra-estrutura”, ao arquitecto José Pequeno que “a idealizou” e ao presidente Carlos Henriques que “por tudo o que tem feito merece ser o presidente do centenário”.
Para Francisco Cardoso, presidente da Associação de Futebol de Setúbal, que ofereceu uma placa comemorativa ao clube “o Amora não é só uma referência a nível distrital mas também a nível nacional, em função da sua dimensão e com o projecto do futebol feminino alavancou ainda mais a sua história. É um orgulho para a AF Setúbal ter um clube com esta dimensão”.
Sonhos que se tornam realidade
O presidente da Junta de Freguesia, Manuel Araújo, deixou bem vincado que “o futuro do Amora está bem espelhado no presente, neste equipamento e naquilo que vai ser o futuro Estádio da Medideira que, aliado a outros equipamentos desportivos que já estão no terreno, vai trazer uma nova fase de desenvolvimento à sua volta e em especial à frente ribeirinha que tem um potencial enorme e que começa a despertar o interesse de alguns investidores”.
Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, depois de dar os parabéns ao clube saudou “todos aqueles que contribuíram para este sonho” e salientou que “aqui no nosso município os sonhos tornam-se realidade. Foi feito tudo com muito trabalho e com muita luta, mas também este clube foi fundado num dia de luta. Agora, queremos avançar com o Estádio Municipal da Medideira mas neste momento existem dois obstáculos, o primeiro tem a ver com a propriedade do estádio que ainda é de um privado e não da Câmara Municipal e o com o projecto que ainda não está totalmente concluído. Assim que houver condições iremos avançar com a construção. Por isso, é com os olhos postos no futuro que celebramos os 100 anos do Amora”.