Neemias Queta faz história no regresso de Portugal ao EuroBasket

Neemias Queta faz história no regresso de Portugal ao EuroBasket

Neemias Queta faz história no regresso de Portugal ao EuroBasket

Atleta barreirense foi o primeiro jogador em 30 anos a marcar mais de 20 pontos com 15 bolas ganhas nas tabelas

Neemias Queta fez história esta quarta-feira ao serviço da seleção portuguesa de basquetebol. O poste dos Boston Celtics foi nuclear no triunfo luso por 62-50 sobre a República Checa no primeiro jogo do Eurobasket. Com 23 pontos, 18 ressaltos e quatro desarmes, o jovem barreirense estreou-se na competição a bater recordes, tendo sido o primeiro jogador em 30 anos (desde que a FIBA começou a contar ressaltos) a marcar mais de 20 pontos com 15 bolas ganhas nas tabelas numa estreia em Campeonatos da Europa, além de chegar ao 7.º lugar (ex-aequo com outros quatro atletas) na lista de mais ressaltos num único encontro.

- PUB -

Depois de 14 anos ausente, Portugal voltou a pisar o grande palco europeu. A última vitória tinha sido em 2007, e nunca tinha o coletivo das Quinas vencido a Chéquia num Campeonato da Europa (ou na qualificação), mas o jejum já terminou (e o registo de 0-6), assim como termina o hiato de 14 anos a pisar este cenário. São 12 novos jogadores, 12 novos ‘linces’, que inscreverem o seu nome nos registos da história, ao vencer os checos por 50-62, em Riga, na Letónia, no primeiro duelo do Grupo A.

O poste português começou o jogo em grande, registando o primeiro cesto do encontro, e logo atrás da linha dos três pontos, partindo desde aí a uma exibição dominadora. Resta apenas esperar para ver se o jogador dos Celtics consegue manter a boa forma diante da Sérvia, Turquia, Letónia e Estónia, os próximos adversários da seleção nacional.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não