O Monte Caparica Atlético Clube, que no próximo dia 25 de Maio celebra o seu 91.º aniversário e tem desde Agosto do ano passado um novo elenco directivo, presidido por Rodrigo Pimenta, está pronto para entrar numa era de transformação, crescimento e uma visão estratégica mais abrangente.
A direção que está em funções à cerca de oito meses diz que o foco está na dinamização e no aprimoramento estrutural do clube. “Com um compromisso renovado para com a excelência e o avanço, estamos determinados a expandir a nossa atuação para além das fronteiras já conhecidas, diversificando as nossas áreas de atuação e procurando oportunidades para fortalecer não apenas o nosso desempenho desportivo, mas também o nosso impacto na comunidade, investindo nas áreas sociais, educacionais e culturais”.
“Queremos oferecer um ambiente enriquecedor não apenas para os atletas, mas para toda a comunidade que nos rodeia. O clube está inserido na Vila do Monte de Caparica, zona que aloja milhares de habitantes de todas as idades, não apenas moradores dos variados bairros sociais, como também da alma estudantil que coabita na Vila, oferecendo a zona económica uma rede de serviços e dinâmicas como universidades, mercados, serviços de saúde, transportes, entre outros, que caracterizam o potencial do Monte da Caparica”, deixam bem vincado os dirigentes do clube que adiantam que a sua missão vai para além dos propósitos estritamente desportivos.
“A nossa missão está fundamentada no conceito de responsabilidade social, com especial atenção aos jovens que enfrentam ambientes desafiadores de pressão social. A nossa meta é proporcionar a estes jovens um ambiente saudável, onde se ensinam dinâmicas desportivas e promovem boas práticas sociais, como partilha e conquista coletiva. Queremos também assumir o compromisso na criação de iniciativas de ação social no âmbito da saúde, cidadania, desporto, apoio emocional, reabilitação, inovação digital e tecnológica, inclusão, proteção ambiental, promoção da competitividade económica da região com a criação de novos empregos, trabalhando para a valorização e coesão da região e dos seus habitantes, garantindo a sustentabilidade do projeto e do território”.
O projecto é interessante e ao mesmo tempo muito ambicioso mas para o colocar em marcha é necessário estabelecer novas parcerias e patrocínios que estejam alinhados com a sua visão e valores. Neste sentido, o clube convida empresas e entidades comprometidas com o desenvolvimento comunitário e social a juntarem-se a ele nesta jornada. “Acreditamos que juntos podemos ter um impacto mais significativo, promovendo valores de responsabilidade social e coletiva. Esta nova fase representa não apenas um marco histórico, mas o início de uma jornada promissora, onde a inovação, a inclusão e a excelência estarão no cerne de todas as nossas acções”.