Piloto almadense ficou fora dos 10 primeiros lugares dos treinos cronometrados, terá de passar pela Q1
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) terminou esta sexta-feira na 19.ª posição os treinos cronometrados do Grande Prémio da Malásia de MotoGP, 18.ª de 20 provas da temporada.
O piloto natural de Almada fez a sua melhor volta em 1.59,150 minutos, terminando a 1,327 segundos do mais rápido, o espanhol Alex Márquez (Ducati), que deixou o compatriota Jorge Martin (Ducati) na segunda posição, a 0,174 segundos, e o australiano Jack Miller (KTM) em terceiro, a 0,409.
Alex Márquez, da equipa privada Gresini, dominou a sessão, apesar de ter sofrido três quedas, sem consequências físicas para os pilotos.
Para fazer face aos problemas de sobreaquecimento sentidos na prova anterior, na Tailândia, a Aprilia instalou condutas de ar maiores, dirigidas aos pilotos, de forma a tentar mantê-los mais frescos nas condições de calor e humidade sentidas na Malásia.
O espanhol Aleix Espargaró (Aprilia), da equipa oficial, viu, também, a sua mota incendiar-se ainda na primeira sessão de treinos livres após ter sofrido uma queda, sem consequências físicas.
Nessa primeira sessão do dia, o mais rápido foi Jorge Martin, com Miguel Oliveira na 12.ª posição.
O italiano Francesco Bagnaia (Ducati), líder do campeonato à partida desta prova, com mais 13 pontos do que Jorge Martin, foi 15.º na primeira sessão e oitavo nos treinos cronometrados, o que lhe vale a passagem directa à segunda fase da qualificação (Q2), no sábado.
Já Miguel Oliveira, que ficou fora dos 10 primeiros lugares dos treinos cronometrados, terá de passar pela Q1.
Para além da qualificação, no sábado disputa-se ainda a corrida sprint.