Paulo Martins, técnico campeão pela equipa B, será um dos adjuntos do novo timoneiro
Depois de na passada quinta-feira o Vitória ter oficializado a contratação de Edinho para o cargo de director técnico, o clube confirmou ontem de tarde o nome de José Pedro, ex-timoneiro da BSAD e antigo jogador dos sadinos, para o cargo de treinador. José Pedro foi contactado pelos homens que dirigem o clube Do Campeonato de Portugal e mostrou-se desde logo receptivo a voltar a representar o emblema que tão bem conhece.
A ligação existente entre o novo timoneiro e o Vitória foi, aliás, destacada no anúncio que os setubalenses fizeram nos seus canais de comunicação. “O homem do leme. De regresso a uma Casa que bem conhece: José Pedro é o nosso treinador! O técnico, de 44 anos, assume o desafio com Enorme espírito de missão, orgulho e entusiasmo”, escreveram na publicação em que o treinador pousa para a posteridade no relvado do Estádio do Bonfim.
A acompanhar José Pedro na equipa técnica o principal destaque vai para a inclusão de Paulo Martins, treinador, de 44 anos, que foi promovido à equipa principal depois de se ter sagrado pelo Vitória B campeão da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal. Além do ex-líder dos ‘bês’ sadinos, Jaime Coelho (adjunto), Alemão (treinador de guarda-redes), Marco Tanganho (preparador físico) e Eduardo Marques (analista) completam a equipa técnica.
Além de José Pedro, natural do Montijo, os vitorianos tiveram vários nomes em cima da mesa para exercer as funções de treinador, tendo inclusivamente sondado alguns técnicos sobre a possibilidade de assumir o cargo. No final de contas acabou por ser o antigo jogador do Vitória, clube em que actuou em 2003/04 e entre 2010/11 e 2012/13, a ser o eleito para liderar a missão de devolver o clube à Liga 3.
Ao serviço do Vitória, clube onde em 2004 integrou o plantel liderado por Carlos Carvalhal que foi promovido da 2.ª à 1.ª Liga, o antigo médio apontou um total de 11 golos em 86 partidas oficiais realizadas. Após transferir-se para o Belenenses, em 2005 e onde acabou por permanecer até 2010, José Pedro regressou a Setúbal para alinhar pelos verdes e brancos até 2012/13.
Como treinador, José Pedro, que na última época não conseguiu evitar a descida à Liga 3 da BSAD, iniciou a carreira de treinador no Alcochetense, em 2014/15. Como jogador, depois de fazer a sua formação em Os Pelezinhos, Benfica e Montijo, passou pelo Barreirense, Boavista, Ovarense, Belenenses e Alcochetense, onde terminou a carreira de atleta e iniciou a de treinador.