A equipa de sub-19 (juniores) do Vitória, terceira classificada do Campeonato Nacional da II Divisão (série E), bateu no sábado o Farense B, por 3-2, e continua na luta por um lugar de acesso à fase de subida da prova, cujos primeiros lugares são ocupados por Estoril e Louletano. No campo Municipal da Várzea, o médio Martim Seca, autor de um ‘hat-trick’, foi a figura do encontro da 15.ª jornada.
Numa altura em que faltam cumprir três partidas para o final da competição, o conjunto setubalense, comandado por Ricardo Diogo, soma 31 pontos, menos dois que o Louletano. Para acalentar o sonho de chegar à fase de subida, os verdes e brancos aguardam por um deslize dos algarvios de forma a alcançá-los na tabela que é liderada pelos estorilistas, que contabilizam 34 pontos e têm um jogo em atraso com o Barreirense.
No duelo do fim-de-semana com o Farense B, actual quarto lugar (22 pontos), Martim Seca inaugurou o marcador, aos 18 minutos. O adversário reagiu ao 1-0 e conseguiu ainda antes dos 40 minutos de jogo operar a reviravolta no marcador com os dois golos do avançado angolano Mario Nsumbu. O empate (1-1) foi obtido na conversão de um penálti, aos 27 minutos, e o 2-1 surgiu aos 39.
Ainda na primeira parte (44 minutos), a turma sadina respondeu aos golos algarvios e logrou o empate (2-2) a instantes do árbitra Maria Inês Andrada ter apitado para o intervalo. Martim Seca, de 17 anos, voltou a ser o marcador de serviço dos setubalenses, que tudo teriam de fazer após o reatamento para conseguirem chegar ao golo que lhes permitisse somar os três pontos.
Depois de na primeira parte terem sido apontados quatro golos, na segunda os sectores defensivos não deram grandes veleidades aos homens da frente de ataque. De realçar que neste período as equipas também foram mais cautelosas para não sofrerem dissabores. Com o aproximar dos 90 minutos, o treinador Ricardo Diogo lançou em campo vários atletas com o intuito de darem outra dinâmica e frescura física à equipa.
Foi já com Jay, Daniel Araújo, Gonçalo Cruz, Miguel Gatinho e Flávio Neto em campo que o Vitória conseguiu, aos 90+3 minutos, chegar ao 3-2 por intermédio de Martim Seca, que, sem margem para dúvidas, confirmou o estatuto de homem do jogo. Até ao apito final, os sadinos cerraram fileiras para segurar a preciosa vantagem numa partida em que os algarvios viram o jogador Rodrigo Geraldes ser expulso, aos 90+7.
Equipa principal atenta aos juniores
No passado dia 28 de Dezembro, aquando da realização da Taça Centenário entre as equipas principais do Vitória e Comércio e Indústria, vários elementos dos sub-19 vitorianos tinham sido chamados pelo treinador Paulo Martins para alinharem pelos verdes e brancos. O médio Martim Seca, que marcou no sábado os três golos dos juniores, foi um dos quatro jovens atletas que actuaram no jogo solidário com os ‘alvi-negros’ no campo da Bela Vista.
Além do médio Martim Seca, os outros juniores de primeiro ano – todos nascidos em 2007 – Guilherme Santos, Ronaldo Cassama e Bernardo Evaristo também tiveram a oportunidade de se estrear pelos seniores. Também presente na Bela Vista esteve o defesa-central Vicente Bronze que, ao contrário dos colegas, não saiu do banco de suplentes, ficando a aguardar nova oportunidade para se estrear.
Em jogos oficiais, já no ano de 2025, um dos jogadores que contribuiu para o triunfo (3-2) dos sub-19 no sábado com o Farense B já foi utilizado na 2.ª divisão distrital da AF Setúbal. Trata-se de Tiago Miguel, avançado de 17 anos que, mesmo sendo júnior de 1.º ano, estreou-se pela equipa principal a 5 de Janeiro, jogando 43 minutos frente à AD Quinta do Conde, no Estádio do Bonfim.
Fim-de-semana em cheio para guardião Frederico Silva
Frederico Silva, guarda-redes dos sub-19 do Vitória, teve no fim-de-semana uma experiência que tão cedo não irá esquecer. No sábado, o guardião, de 18 anos, foi titular na baliza sadina no triunfo, 3-2, sobre o Farense B, enquanto no domingo foi suplente da equipa principal no reduto do Cova da Piedade, que os setubalenses ganharam também por 3-2.
A chamada de Frederico Silva deveu-se ao facto de Rodrigo Gomes, guardião que tinha sido expulso no embate com a AD Quinta do Conde a 5 de Janeiro estar impedido, devido a castigo, de dar o contributo ao Vitória no Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade. As ocasiões em que jovens atletas da ‘cantera’ chegam aos seniores vão ao encontro das metas traçadas no clube. “Continua a ser este o nosso caminho e um dos objectivos da nossa formação, que os nossos atletas cheguem aos mais elevados níveis competitivos e possamos formar jogadores para a equipa principal do clube”, frisam numa publicação no Facebook.