Golo de Catarino aos 85 minutos vale êxito aos sadinos na Amora

Golo de Catarino aos 85 minutos vale êxito aos sadinos na Amora

Golo de Catarino aos 85 minutos vale êxito aos sadinos na Amora

O Vitória ganhou sábado, no Estádio da Medideira, ao Amora B, por 1-0, em partida da 2.ª jornada do Campeonato da I Divisão da AF Setúbal. O triunfo foi alcançado já na reta final do encontro (85 minutos) graças a um golo apontado por Pedro Catarino, atacante que já tinha marcado na ronda anterior [fechou o resultado no 2-0 ao Vasco da Gama de Sines] no Estádio do Bonfim.

A conquista dos três pontos mantém os setubalenses, que continuam sem sofrer golos no campeonato, no lote de quatro equipas (a par de Sesimbra, Olímpico Montijo e Cova da Piedade) que seguem no topo da classificação com dois êxitos nas duas partidas realizadas. No saldo entre golos marcados e sofridos, o conjunto sesimbrense lidera (+4), seguindo-se o Vitória (+3) e os montijenses e piedenses, ambos com +2.

- PUB -

Em relação ao onze apresentado pelos verdes e brancos na Amora, o treinador Paulo Martins apostou nos mesmos atletas que tinham alinhado de início no duelo anterior com os alentejanos do Vasco Da Gama: Pardana, Diogo Isnard, Tomás Piedade, Pedro Farrim, Heta, João Delgado, Diogo Conceição, André Gomes, Leonardo Chão (capitão de equipa), Bruninho e Pedro Catarino.

Tal como o timoneiro dos sadinos tinha previsto na antevisão ao duelo como os amorenses, que na jornada inaugural tinham empatado (3-3) na Costa de Caparica com os Pescadores, o embate com os ‘bês’ do Amora foi difícil e intenso. A prová-lo está o facto de as equipas não terem conseguido concretizar no Estádio do Medideira nenhuma das oportunidades criadas na primeira parte.

Consciente de que era necessário mudar alguma coisa para dar ao jogo uma dinâmica diferente, Paulo Martins operou duas mexidas ainda antes do árbitro Cristiano Lopes ter apitado para o intervalo. Diogo Martins e China substituíram Diogo Isnard e Diogo Conceição, respetivamente, e foram, logo depois, para o balneário ouvir as indicações do técnico para o segundo tempo.

- PUB -

No reatamento, os efeitos das trocas começaram a ser visíveis. Por um lado, Diogo Martins passou a subir mais no terreno e a integrar lances ofensivos, enquanto China trouce mais poder físico e coesão na zona do meio-campo. O Amora respondeu com uma alteração aos 56 minutos – Diogo Sá rendeu Riaan Araújo – e o Vitória, volvidos cinco minutos, preteriu do médio João Delgado e lançou o avançado Zé Mário.

Com o avançar do cronómetro, o emblema de Setúbal passou a estar mais perto da área defensiva do Amora B e, pressentido que precisava mudar algo, a equipa técnica da casa fez quatro substituições entre os 69 e 74 minutos. Primeiro Guilherme Pinheiro e André Vigário renderam Lucas Macedo e Martim Horta e, cinco minutos depois, Pedro Medeiros e Daniel Afonso entraram para os lugares de Denis Ventura e Gonçalo Monteiro.

Desbloqueio na reta final

- PUB -

Na reta final do encontro, o Vitória foi mais forte e uma jogada individual de Pedro Catarino, goleador-mor dos sadinos na temporada anterior na II Divisão da AFS (44 golos apontados), desbloqueou o marcador em favor dos verdes e brancos. Decorria o 85.º minuto quando o atacante recebeu a bola na esquerda, entrou no interior da área e tirou dois adversários do caminho desferindo um remate forte de pé direito fazendo o 1-0.

A explosão de alegria de Catarino e dos seus colegas, que correram para abraçá-lo e festejar o 1-0, espalhou-se aos muitos adeptos vitorianos presentes na Medideira que, na bancada por detrás da baliza oposta àquela em que o golo foi marcado, respiraram de alívio pela obtenção do tento que viria a ser do triunfo. Três minutos depois, Catarino foi substituído por Walter Sá e recebeu dos adeptos a ovação da tarde na Amora.

Até ao apito final, o Amora ainda tentou aproximar-se da baliza de Pardana para chegar ao golo que evitasse a derrota, mas todas as tentativas saíram goradas, uma vez que os setubalenses cerraram fileiras não dando veleidades aos homens do emblema do concelho do Seixal. Com o desaire caseiro sofrido, os azuis mantêm-se com um ponto na tabela e estão agora na 12.ª posição.

Na próxima jornada, a 3.ª, o Vitória volta a atuar fora de portas no domingo, pelas 15:00h. A visita será até à Costa de Caparica para defrontar o Pescadores, atual 11.ª classificado que soma dois empates nos jogos efetuados (3-3 com o Amora B na ronda inaugural e 1-1 em Santiago Cacém diante do União SC).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não