O BAC vai disputar o acesso à Proliga e na Liga Feminina o GDESSA defronta o Vitória SC, no Barreiro, na ronda inaugural
O Galitos recebe o Sporting na jornada de abertura da Liga Placard que está marcada para o dia 10 de Outubro, assim ditou o sorteio realizado na sede da Federação Portuguesa de Basquetebol.
O Barreirense, que também participa na competição, vai estrear-se em Guimarães onde defronta o Vitória Sport Clube, depois de uma viagem superior a 400 quilómetros.
Os outros encontros da primeira jornada são os seguintes: Ovarense – Oliveirense, Maia – Esgueira, CAB Madeira – Benfica, Imortal – Lusitânia e Desportivo da Póvoa ou Académica de Coimbra (que se defrontam na eliminatória de acesso, a 4 e 6 de Setembro) – FC Porto.
Na época de 2020/21 a Liga Placard será disputada por 14 clubes, em duas fases. Na primeira, jogam todos contra todos sendo apuradas para a fase seguinte as oito equipas melhor classificadas que disputam o play-off à melhor de cinco. Descem à Proliga os dois últimos classificados da fase regular e as duas equipas derrotadas no play-out a disputar entre o 10.º, 11.º e 12.º classificados da fase regular.
GDESSA começa em casa
A Liga Feminina, que tem início marcado para o dia 3 de Outubro, também já conhece o calendário. O GDESSA, a única equipa da região que participa na competição, começa em casa frente ao Vitória de Guimarães. Nos restantes encontros da jornada inaugural defrontam-se: Guifões – CB Queluz ou Esgueira (a apurar em eliminatória a disputar a 19 e 26 de Setembro), CAB Madeira – U. Sportiva, Vagos – Olivais (Coimbra), Quinta dos Lombos – Benfica e CP Natação – Galitos (Aveiro).
BAC no acesso à Proliga
No campeonato da Proliga, cujo sorteio também se realizou, não há equipas da região a entrar de forma directa mas há uma que poderá vir a participar se conseguir alcançar um dos lugares de acesso na prova de apuramento que se realiza nos dias 26 de Setembro, 3 e 5 de Outubro entre o BAC,CA Queluz, CB Queluz e Chamusca BC.
Resta acrescentar que esta competição foi reformulada devido à pandemia da Covid-19, voltando assim a estar dividida em duas zonas, cada uma com oito equipas, havendo vaga para três.