O Galitos Barreiro não foi feliz no jogo de estreia na Liga Portuguesa de Basquetebol porque foi derrotado na sua deslocação a Ovar, em jogo relativo à 3.ª jornada que marcou o arranque da competição, depois do adiamento das duas primeiras devido ao problema existente em relação à inscrição de jogadores estrangeiros.
O primeiro período decorreu de forma equilibrada e chegou ao fim uma igualdade a 12 pontos mas no segundo período a equipa de Ovar esteve melhor, fez o parcial de 17-9, e foi para o intervalo a vencer por 29-21, ou seja, por 8 pontos de diferença. No regresso dos balneários a equipa do Barreiro entrou disposta a dar a volta à situação e venceu o terceiro período recuperando dois pontos (20-22) mas no derradeiro período as coisas complicaram sobretudo nos últimos cinco minutos e a Ovarense dilatou o marcador que no final registava 72-59. No Galitos será de destacar Jaques Conceição e Lloyde Bryan que marcaram 12 pontos e Claude Robinson com 10.
No sábado, dia 26 de Outubro, o Galitos volta a jogar fora de casa deslocando-se ao pavilhão da Casa do Povo de Esgueira para defrontar às 21h30, a equipa local que nesta jornada venceu o Sporting.
GDESSA perde em Albufeira
Na Liga Feminina, o GDESSA que se deslocou ao Algarve, onde defrontou o Imortal, também perdeu, por 72-64. A formação do Barreiro começou melhor e venceu o primeiro período fazendo um parcial de 14-20, no segundo período as algarvias recuperaram a desvantagem e quando o intervalo chegou registava-se uma igualdade (35-35). Na segunda parte o Imortal ganhou uma vantagem de dois pontos (16-14) ao vencer o terceiro período, ficando tudo em aberto para o derradeiro período onde as coisas acabaram por correr melhor à equipa de Albufeira que acabou por vencer a partida. No GDESSA a jogadora que mais sobressaiu foi Dayna Rouse com 19 pontos, sete ressaltos e uma assistência.
Na próxima jornada, domingo, às 18 horas, o GDESSA defronta o Benfica no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho.
Barreirense desloca-se a Santo André
Na Proliga, Barreirense e Basket Santo André venceram os jogos que disputaram e integram o lote dos primeiros classificados, que é constituído por 5 equipas.
O Basket Santo André foi ao Pavilhão do Queluz vencer por 75-59, a equipa do litoral alentejano que fez um bom jogo, foi para o intervalo a vencer por 41-26, fruto dos parciais de 15-25 e 11-16. Na segunda parte o Santo André voltou a vence no terceiro período aumentando a vantagem para 20 pontos, deixando o jogo praticamente decidido. No último período o Queluz recuperou quatro pontos que foram insuficientes para evitar a derrota. Amarilson Lopes com 21 pontos foi o jogador que mais se destacou no Basket Santo André.
No Pavilhão Municipal Luís de Carvalho o Barreirense venceu o Benfica por 70-68 num jogo bastante competitivo que foi necessário prolongamento para encontrar o vencedor. No primeiro período os benfiquistas ganharam uma ligeira vantagem 17-19 mas, no segundo, o Barreirense recuperou com um parcial de 20-9, saindo para o intervalo a vencer por 37-28. Na segunda parte o Barreirense voltou a entrar melhor fazendo 11-10 no terceiro período que deixou o resultado em 38-28 mas na fase derradeira do encontro o Benfica superiorizou-se (15-25), colocando o marcador 63-63 havendo necessidade de se recorrer ao prolongamento e aí quem esteve melhor foi o Barreirense que fez 7-5 que fixou o resultado final em 70-68. Pedro Costa e Fabrizio Caetano foram os melhores marcadores na equipa do Barreiro, cada com 14 pontos.
No próximo sábado, às 17 horas, Basket Santo André e Barreirense defrontam-se no Pavilhão Padre Amadeu Pinto, em Vila Nova de Santo André.