O Galitos Barreiro sofreu a segunda derrota na Liga Portuguesa de Basquetebol na partida que disputou no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho com o Desportivo da Póvoa, seguindo agora em 6.º lugar na tabela classificativa.
A equipa comandada por Pedro Oliveira começou bem e venceu o primeiro período por 24-21 mas, depois, caiu no segundo perdendo por uma diferença de 10 pontos, saindo para o intervalo com o resultado em 37-44; ou seja, a equipa da Póvoa de Varzim entrou na segunda parte com 7 pontos de vantagem. No regresso dos balneários o Galitos voltou a entrar bem e recuperou seis pontos, fazendo um parcial de 18-12, entrando na fase derradeira do encontro com um ponto de desvantagem mas não conseguiu o seu objectivo porque o Desportivo da Póvoa, não só segurou a vantagem, como a aumentou para dois (75-77). Rog Stein com 18 pontos foi o jogador que mais pontuou na equipa do Barreiro mas quem obteve maior valorização foi Elijah Cadden com 16 pontos, 8 ressaltos, uma assistência, dois roubos de bola e um desarme de lançamento.
No próximo sábado, dia 16 de Novembro, o Galitos desloca-se ao Pavilhão João Rocha onde defronta o Sporting em jogo a contar para a sexta jornada.
Uma vitória e uma derrota na Proliga
Basket Santo André e Barreirense obtiveram resultados diferentes na Proliga, a equipa do litoral alentejano venceu os sub 23 do Benfica for 70-59 e a formação do Barreirense foi derrotada sua deslocação aos Açores, onde perdeu o Lusitânia, por 70-56.
No Pavilhão Municipal Padre Amadeu Pinto, em Vila Nova de Santo André, a equipa Local foi para o intervalo a perder por um ponto 37-38 mas na segunda metade foi claramente superior e vence os dois períodos, o terceiro por 19-15 e o quarto por 14-6. O caboverdiano, de 29 anos, Amarilson Lopes, com 21 pontos, 5 ressaltos, 4 assistências e um roubo de bola, foi o jogador que mais se destacou na formação de Santo André.
Menos bem nesta jornada esteve o Barreirense porque perdeu não conseguiu evitar a derrota em Angra do Heroísmo, onde defrontou o Lusitânia. A primeira parte foi completamente dominada pela equipa açoriana que venceu o primeiro período por 21-14 e o segundo por 25-10 foi para o intervalo com 22 pontos de vantagem. Na segunda parte o Barreirense esteve ligeiramente melhor e venceu os dois períodos mas a recuperação não foi suficiente para evitar a derrota porque no final o resultado assinalava 70-59. O jovem Guilherme Paixão, de 18 anos, com 16 pontos e Fabrizio Caetano, natural de Cabo Verde, com 10 pontos foram os jogadores que mais pontuaram na equipa treinada por Ricardo Oliveira.
Na classificação o Basket Santo André reparte o primeiro lugar com o CAB Madeira com 10 pontos e o Barreirense segue na quarta posição com os mesmos pontos (9) do Imortal Sub-23.
O campeonato prossegue no próximo fim de semana com o Barreirense a defrontar o Queluz no sábado às 18 horas no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho e o Basket Santo André a jogar no domingo às 15h 30m no Pavilhão Desportivo de Albufeira, onde defronta os Sub-23 do Imortal.