O Barreirense que terminou a primeira fase em sexto lugar integra o grupo de equipas que vão lutar pela manutenção
O Galitos, depois de ter sido derrotado na jornada de acerto do calendário em Portimão, voltou a perder agora no jogo que disputou no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho com o Basquete Santo André, sofrendo assim a segunda derrota na primeira fase da Proliga, que chegou ao fim.
Apesar das duas derrotas o Galitos terminou esta fase na primeira posição com 26 pontos, seguido do Basquete Santo André com 25 pontos, Portimonense com 22 e Queluz com 21, equipas que ficaram apuradas para o Grupo de Promoção. O Barreirense que se classificou em sexto lugar com 19 pontos vai disputar o Grupo da Manutenção.
No derradeiro encontro da primeira fase disputado entre os dois primeiros classificados, o Galitos apresentou-se desfalcado de alguns elementos por lesão e isso acabou por se reflectir durante a partida que correu de feição à formação do litoral alentejano que andou sempre na frente do marcador, vencendo mesmo três dos quatro períodos, que registaram os parciais de 25-32, 17-24, 13-20 e 23-17. No final, pode dizer-se que foi uma vitória justa (78-93) da formação de Santo André que teve em Keith Carter o seu melhor jogador com 23 pontos, oito ressaltos, sete assistências e três roubos de bola. No Galitos quem mais se destacou foi Tamyrik Fields com 30 pontos, 14 ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola.
Derrotado nesta jornada foi também o Barreirense que perdeu em Queluz por dois pontos de diferença (95-93). A equipa do Barreiro terminou o primeiro período na frente (25-27) mas no segundo quem levou a melhor foi o Queluz que saiu para o intervalo a vencer por 45-41. No regresso dos balneários a equipa da casa alargou a vantagem (30-22) que acabou por ser fundamental para a conquista da vitória de nada valendo o esforço feito pelo Barreirense no derradeiro quarto. Micah Downs com 35 pontos, 14ressaltos, cinco assistências, três roubos de bola e três desarmes de lançamento foi a grande figura do Barreirense.
Na Liga Feminina o GDESSA recebeu e venceu o Imortal (74-52) em jogo a contar para a 18.ª jornada, resultado que deixa a equipa da margem sul do Tejo em terceiro lugar com 31 pontos, logo atrás da Sportiva que tem 3 e do Benfica que lidera com 36 pontos e com vitórias em todos os jogos disputados.
No jogo frente à equipa de Albufeira o triunfo foi o desfecho lógico de um encontro inteiramente dominado por si e com vitórias obtidas em todos os quartos. Márcia Robalo com 19 pontos, oito ressaltos, uma assistência e sete roubos de bola esteve em plano de evidência no GDESSA.
Barreirense e GDESSA são campeões distritais em sub-14
Barreirense e Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André (GDESSA) são campeões distritais de sub-14 masculinos e femininos, respectivamente.
Os títulos foram conquistados na fase final dos campeonatos que se disputaram no passado fim-de-semana no Pavilhão Municipal n.º 1 do Montijo, numa organização da Associação de Basquetebol de Setúbal com o apoio do Montijo Basket Associação, Câmara Municipal do Montijo e União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro.
No sector masculino o vencedor foi o Barreirense, só com vitórias, com seis pontos; em segundo ficou o Seixal com cinco pontos, em terceiro classificou-se o Montijo Basket com quatro pontos e em quarto lugar o Galitos com três pontos.
Na primeira jornada, realizada na sexta-feira, o Barreirense venceu o Galitos (86-24) e o Seixal derrotou o Montijo Basket (78-45). No sábado, Seixal 47 Galitos 33 e Barreirense 80 Montijo Basket 39. E, no domingo, na jornada decisiva, Montijo Basket 59 Galitos 32 e Barreirense 49 Seixal 38.
O Barreirense ficou apurado para disputar o campeonato nacional e Seixal e Montijo Basket para a fase de qualificação.
Martim Rocha e Rodrigo Morais (Seixal), Martim Martins e Pedro Timóteo (Barreirense) e Ricardo Bacalhau (Montijo Basket) formam o cinco ideal.
GDESSA vence Scalipus na final
No sector feminino a vitória foi do GDESSA que derrotou o Scalipus na final por 78-24 e o Montijo Basket ao vencer o Basket Almada (80-36) conquistou o terceiro lugar. No primeiro dia de competição, o GDESSA venceu o BAC (94-11) e o Scalipus levou a melhor sobre o Montijo Basket (51-41).
O GDESSA será o representante da Associação de Basquetebol de Setúbal no campeonato nacional enquanto o Scalipus e o Montijo Basket vão participar na fase de qualificação.
Cinco ideal: Joana Pereira, Leonor Casinha e Teresa Cabrita (GDESSA), Dânia Lúcia (Montijo) e Marta Ribeiro (Scalipus).