O Galitos Barreiro, que foi ao pavilhão Henrique Miranda vencer o Queluz, por 76-60, está apurado para os quartos de final da Taça de Portugal de Basquetebol.
A equipa da margem sul do Tejo entrou bem na partida venceu o primeiro período (26-14) e foi para o intervalo a ganhar por 13 pontos de diferença (43-32). Na segunda parte voltou a entrar melhor, venceu o terceiro período (18-13) e empatou (15-15) no último. No final o resultado espelha bem a diferença que existiu entre as duas equipas durante o encontro. Eliajh McCaden com 16 pontos, Claude Robinson com 15, e Malcolm Richardson com 12, foram os jogadores que mais se evidenciaram na equipa do Galitos Barreiro.
Os jogos dos quartos de final da Taça de Portugal masculina, que se disputam no dia 9 de Fevereiro, são os seguintes: Galitos – Oliveirense; FC Porto – Ovarense; Sporting – Galomar; V. Guimarães – Benfica.
Entretanto no próximo sábado, dia 5 de Janeiro, ás 20h30, o Galitos volta ao Pavilhão Henrique Miranda para defrontar o Queluz em jogo relativo à 13.ª jornada da Liga Portuguesa Masculina.
GDESSA na final-four da Taça Federação
Na Liga Feminina o Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André foi ao Pavilhão Fidelidade onde defrontou o Benfica, que venceu por 74-62. O jogo foi bem disputado mas as benfiquistas foram mais eficazes na finalização e acabaram por vencer por 12 pontos de diferença. As águias entraram mais fortes no jogo e foram para o intervalo a vencer por 37-24, fruto do maior acerto registado nos dois primeiros períodos. Na segunda parte houve uma reação do GDESSA que venceu o terceiro período por 22-16 mas no derradeiro quarto as águias voltaram a ganhar vantagem (21-16) chamando assim o triunfo. Maianca Umabano foi a jogadora mais esclarecida do GDESSA com 17 pontos, cinco ressaltos, duas 2 assistências e dois roubos de bola.
A Liga Feminina regressa apenas no dia 1 de Fevereiro com a realização da 16.ª jornada onde o GDESSA recebe o BC Barcelos, às 16 horas. Mas antes disso, já este fim-de-semana, joga-se para a Taça Federação, cuja final-four se realiza no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz. No sábado, às 14 horas, o GDESSA defonta o Esgueira e o Benfica joga com o Galitos, às 16h30. No domingo disputa-se a final, às 11h45.
Barreirense explica razões porque Evan Maxwell ainda não jogou esta época
O Barreirense explica as razões que têm impossibilitado a participação do atleta norte americano Evan Maxwell na presente edição do campeonato da Proliga, em extenso comunicado do qual extraímos alguns excertos.
“Os objectivos da temporada desportiva encontram-se irremediavelmente comprometidos, indo o clube para a segunda fase da Proliga integrado no grupo que disputará a despromoção. Deste modo, informamos que o clube se encontra a analisar todo o processo e decidirá nos próximos dias quais os passos a tomar. Caso continuemos a esbarrar na intransigência da FPB ponderaremos tomar outras medidas judiciais de protecção do clube e do atleta.
Sabemos que é o único caso com estas características em todas as competições organizadas pela FPB onde competem diversos atletas ainda sem agendamento como AIMA mas sem qualquer objecção da Federação pelo facto de terem manifestação de interesse válida.
O cidadão Evan Maxwell encontra-se em território nacional de forma legal, têm direito ao reagrupamento familiar e apenas a inércia / incapacidade do Estado em dar resposta em tempo útil atrasa a ratificação desse direito.
Evan Maxwell é casado há vários anos como uma cidadã que possui autorização de residência em Portugal”.