Depois de ter na jornada anterior vencido, por 6-2, o São Domingos FC no dérbi sadino, o Vitória ultrapassou na tabela o emblema vizinho e subiu ao 3.º lugar do Campeonato Nacional masculino de Futebol de praia (série Sul). Na partida da sexta ronda da prova, realizada na Praia do Ouro, em Sesimbra, o conjunto verde e branco foi mais forte e a comprová-lo está o facto de ter estado sempre na frente do marcador.
No próximo sábado, pelas 17:45, os vitorianos voltam a entrar em acção em Sesimbra, desta vez o oponente será dos lisboetas da AD Pastéis, que seguem no sétimo posto da classificação com apenas um triunfo na competição (três pontos). Na Praia do Ouro, os setubalenses, que somam 11 pontos e contabilizam quatro êxitos e duas derrotas nas seis jornadas disputadas, tudo vão fazer para confirmar o favoritismo que têm no encontro.
Em relação ao dérbi travado sábado com o São Domingos, o Vitória entrou melhor e adiantou-se no marcador logo à passagem do primeiro minuto com um golo apontado por Fábio Freitas. Aos cinco minutos foi a vez de Tiago Grilo ampliar para 2-0 a vantagem da equipa que viu o adversário responder, aos sete, através de um remate de Diogo Ramos, que antecedeu a fase mais equilibrada e intensa do jogo.
Ainda antes do final do primeiro tempo – período em que foram apontados seis dos oito golos da partida –, entre os 10 e 11 minutos, os vitorianos celebraram os golos de Vítor Frazão e Bernardo Mata (penálti), aos 10 e 11 minutos, respectivamente, enquanto o São Domingos encurtou a distância no marcador através de João Monteiro, aos 11, que estabeleceu em 4-2 com que os verdes e brancos chegaram ao intervalo.
Nos dois períodos seguintes, o Vitória geriu a vantagem alcançada na primeira parte, não permitindo que o São Domingos reentrasse na discussão do resultado. Depois de não se terem registado golos no segundo tempo, a equipa do Bonfim conseguiu aumentar o desnível do marcador no derradeiro período. Duarte Milheiro (26 minutos) e Diogo Formiga (35) foram os autores dos tentos que estabeleceram o resultado em 6-2.
Na Praia do Ouro, o Vitória alinhou com Afonso Teixeira, Vítor Frazão, Diogo Formiga, Fábio Freitas e Bernardo Mata. No banco de suplentes estiveram de início Sérgio Mata, Dino Pereira, Tiago Pelicano, Bruno Gonçalves, Tiago Grilo, Mário Martins, Duarte Milheiro, Rafael Alfredo e Norberto Francisco. Do lado do São Domingos, Bruno Silva, João Monteiro, David Bonito, Fábio Marinheiro e Diogo Ramos foram titulares e Rafael Mendão, Gonçalo Soares, Rui Rojão, Júlio Santos, Nuno Almeida, Tiago Duarte, Santiago Lopes, Sérgio Machuqueiro e Luís Marques os suplentes.
Na história dos duelos entre os dois emblemas setubalenses, o jogo de sábado foi o que teve o resultado mais desnivelado. Nas duas últimas épocas o equilíbrio prevaleceu sempre nos resultados com um triunfo para cada lado e duas igualdades. Em 2022/23, o Vitória ganhou 4-3 e registou-se um empate (4-4), enquanto na temporada seguinte, o São Domingos levou a melhor também por 4-3 e verificou-se, tal como no ano anterior, novo 4-4 no segundo jogo.
Completadas as primeiras seis jornadas do Campeonato, a classificação da série Sul é liderada (18 pontos) pelo invicto GD Sesimbra (seis triunfos em igual número de jogos). O CF Chelas ocupa o segundo posto com 15 pontos (cinco vitórias e uma derrota) e o Vitória e São Domingos, com 11 e nove pontos, respectivamente, estão no terceiro e quarto lugares da tabela à frente da AD Nazaré (oito pontos), Estoril (seis), AD Pastéis (três) e Alfarim B (zero).
Vitória segue para 2.ª eliminatória da Taça de Portugal
No passado domingo, apenas 24 horas depois de ter vencido o dérbi do Campeonato com o São Domingos, o Vitória assegurou a passagem à 2.ª eliminatória Taça de Portugal de futebol de praia ao vencer, por 3-2, a AFD Torre, emblema do concelho de Cascais. Na partida realizada no campo Areia Charneca, em Pousos (Leiria), Dino Pereira (11 minutos), Tiago Pelicano (13) e Afonso Teixeira (32) foram os autores dos golos do triunfo setubalense.
Do lado da AFD Torre, os golos marcados por intermédio de Lucas Xavier (11) e Ricardinho (31) foram insuficientes para o conjunto da Linha impedir a vitória e o consequente apuramento dos verdes e brancos, que actuaram os instantes finais do encontro com menos um jogador devido ao cartão vermelho exibido a Vítor Frazão, para a fase seguinte da competição.
Refira-se que na presente temporada, o futebol de praia do Vitória conta com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e das empresas HF Motors l Palmela, BLUECOAST, Imotelha Group e Transportes Luísa Todi.