O União Futebol Clube Moitense, com um plantel bastante remodelado em relação à época passada, tem vindo a realizar um campeonato positivo apesar de ter tido um ou outro percalço, sobretudo em casa.
A equipa comandada por Hugo Ferreira começou o campeonato com um empate em Alcochete (1-1); depois outro empate, desta vez em casa, com o Alfarim (2-2); uma goleada (6-0) ao Pinhalnovense; vitória (2-3) na Costa de Caparica, em casa do anterior líder; uma derrota (0-1) em casa com o Amora “B” no resultado mais inesperado até agora; duas vitórias seguidas, uma na Charneca de Caparica (1-2) e outra em casa (5-0) sobre o U. Santiago; depois a fase mais negativa da equipa com duas derrotas consecutivas, uma em Grândola (3-0) e outra em casa com Sesimbra (0-1); vitória (2-4) no dérbi realizado na Baixa da Banheira; empate em casa (2-2) na Moita com o Palmelense; derrota (2-1) no Montijo e goleada ao Botafogo (8-1) num jogo em que Rafael Delgado esteve em particular evidência com o hat-trick (25’, 28’ e 62’), que fez. Os restantes golos foram marcados por Pedro Oliveira (9’), Helmut Ari (51’), Guilherme Vale (89’), Martim Cardoso (90+1’) e Hugo Pereira (90+3’).
Como se pode verificar depois de ter vencido o Pinhalnovense por 6-0 e de ter ganho ao U. Santiago por 5-0, esta foi a terceira goleada aplicada pelo Moitense que possui o segundo ataque mais concretizador do campeonato, com 34 golos marcados.
No próximo domingo a equipa da Moita desloca-se a Sines para defrontar o Vasco da Gama em jogo a contar para a 14.ª jornada.
Na entrevista dada ao SETUBALENSE o mister Hugo Ferreira adiantou que daqui para a frente o objetivo passa por ir ganhando jogo a jogo e melhorar os índices individuais e coletivos dos jogadores.
O Moitense encontra-se em sexto lugar na tabela classificativa. Em sua opinião, a posição que ocupa está de acordo com o seu real valor?
Atendendo à reestruturação que o plantel sofreu, mesmo que tenham ficado alguns dos pilares da equipa, esta tem muita juventude. Para já é a posição que ocupamos, mas conhecendo o grupo e a ambição do mesmo vamos lutar por mais.
A equipa tem obtido bons resultados no campo adversário mas em casa já cometeu alguns deslizes. A que se fica a dever este pormenor?
O Moitense entra em todos os jogos para conquistar os 3 pontos, seja fora, seja em casa, não abdicamos dos nossos princípios, da nossa identidade, da nossa forma de jogar, contra qualquer adversário, talvez por isso tenhamos surpreendido nos jogos fora e somos surpreendidos nos jogos em casa.
Quais foram até agora os momentos mais marcantes da equipa, tanto pela negativa como pela positiva?
Pela negativa as duas derrotas seguidas (Grândola e Sesimbra), pela positiva os pontos que já conquistámos, após estar em desvantagem no marcador.
Que tem a dizer sobre a goleada do passado domingo?
Foi um jogo atípico. Entrámos fortes, fizemos um golo cedo, depois controlámos e fomos extremamente eficazes, porque em termos exibicionais até nem foi dos melhores jogos que fizemos. O Botafogo também teve algumas oportunidades mas sentiu algumas dificuldades talvez pelo facto do nosso campo ter dimensões completamente diferentes, do deles. Soubemos aproveitar bem os espaços que nos foram dados e fomos bastante eficazes marcando 8 golos nos 12 remates que fizemos à baliza.
Qual a importância deste jogo para a equipa?
É um resultado que traz mais motivação para os próximos jogos em casa e não só, mas tudo depende da forma como as equipas adversárias se apresentam. Foi uma goleada sim senhor mas vale o mesmo que as outras vitórias, três pontos.
O plantel esta temporada sofreu algumas alterações com a entrada de muita gente nova. Está a corresponder às expectativas?
É verdade este ano sofreu uma grande remodelação o plantel, muita gente nova, mas com muita vontade de dar tudo pelo Moitense. Até ao momento todos têm tido um comportamento excecional, todos se integraram muito bem no grupo e no espírito do clube, para isso foram muito importantes os fantásticos capitães que esta equipa tem.
Qual o objetivo da equipa para o resto do campeonato?
O objetivo da equipa para o resto do campeonato é ir ganhando jogo a jogo, melhorar índices individuais e coletivos dos jogadores, melhorar os resultados em casa e melhorar a nossa qualidade do jogo.
Há algo mais que queira salientar?
Gostaria de salientar a qualidade do futebol apresentado por algumas equipas neste campeonato e a forma cordial com que temos sido tratados por todos os clubes até ao momento. Aproveito para desejar a todos um feliz 2025, em especial aos sócios, adeptos e simpatizantes do União Futebol Clube Moitense.