Após vencer a série 2 da fase de subida do Campeonato de Portugal, o Vitória vai estar no jogo do título na segunda-feira (16:00 horas) no Jamor, palco da final em que vai defrontar o Amarante, vencedor da série 1 da prova. Apesar do valor do adversário que vão enfrentar, Edinho, ex-avançado e actual director técnico dos sadinos, garante que o foco da equipa passa por trazer o troféu de campeão para o Bonfim.
O dirigente deu voz à ambição do plantel treinado por José Pedro e que vai ao encontro do desejo dos adeptos verdes e brancos. “Falta cumprir objectivo de ganhar Campeonato de Portugal e trazer ‘caneco’ para Setúbal”, disse num vídeo que publicou na sua conta de Instagram, não poupando elogios aos atletas. “Jogadores foram guerreiros inexcedíveis no treino, no trabalho e em todos os aspectos”.
De igual forma, Edinho, de 41 anos, reconhece o mérito do Amarante, que também carimbou na última jornada o passaporte para o Jamor. “Vamos ter pela frente uma equipa de bons valores, bem orientada e que sempre respeitou os seus adversários, tanto em sua casa como fora. Tal como nós, o Amarante mostrou dentro do campo que tem argumentos para estar na Liga 3”.
O antigo internacional A por Portugal considera que ambos os clubes chegam ao Estádio Nacional porque fizeram por isso “dentro das quatro linhas, com suor, entrega, dedicação, crença e respeito pelo jogo e esta modalidade que apaixona milhares de pessoas”, vincou, afirmando que “as últimas semanas foram de vergonha para o futebol e de falta de respeito para com a instituição Vitória”.
Sem nunca mencionar o nome do U. Santarém, adversário dos sadinos na fase de subida que protestou o jogo que opôs ambos os clubes, levando à instauração de um processo disciplinar por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, Edinho criticou a postura dos ribatejanos. “Nas últimas semanas, uma equipa tentou manchar o nome desta grande instituição. Sim, quando se é pequeno, tenta-se de tudo para alcançar os seus objectivos”, começou por dizer.
E acrescentou: “Lutámos contra muita coisa, não foi só dentro do campo. Fora das quatro linhas também tivemos de o fazer porque houve muita falta de respeito, mas nós confiamos naquilo que é o nosso trabalho e no que fazemos diariamente. Confiamos em cada um dos elementos que fazem parte desta família, desde quem trata da manutenção do relvado até ao presidente”.
O director técnico dos setubalenses garante que o Vitória não quer “nunca que lhe deem as coisas de borla” e que ao longo da época fez tudo dentro do campo para chegar à posição em que se encontra actualmente. “Temos consciência de que vamos ganhar respeito dentro do campo, foi o que fizemos. O Vitória merece estar na final do Jamor. Agora vamos ver se conseguimos conquistar o ‘caneco’, mas essa decisão será dentro das quatro linhas”.
A finalizar, Edinho, sem nunca referir o nome do clube nem das pessoas visadas, deixou uma mensagem aos “bebés chorões e caçadores de desculpas” que apontaram o dedo aos sadinos nas últimas semanas. “Com empenho, dedicação, crença e não com falsas notícias, é dentro do campo que se decidem as coisas. É com união, qualidade, com jogadores com uma alma tremenda e adeptos que sentem o clube e a sua cidade e acompanham-no em todos os momentos”.
Comércio e Indústria felicita vizinho
Entretanto, “a bem do futebol e da imagem da Cidade e da Região”, o UF Comércio e Indústria, clube cuja equipa principal de futebol concluiu a 1.ª Divisão Distrital da AF Setúbal (AFS) na 2.ª posição da tabela, fez questão de felicitar a presença do vizinho Vitória na final que se vai disputar na próxima segunda-feira no Estádio Nacional. “O Comércio e Indústria felicita o Vitória FC pela passagem à Liga 3 e pela presença na final do Jamor, no dia 10 de Junho, frente ao Amarante, desejando sucesso e conquista do troféu de vencedor do Campeonato de Portugal 2023-24”, escreveram os ‘alvi-negros’ nas suas redes sociais Facebook e Instagram.
Refira-se que os setubalenses do Comércio e Indústria, que vão na próxima temporada representar a AFS na Taça de Portugal, vão no domingo, pelas 17:00 horas, lutar com os alentejanos de O Grandolense pela conquista de um troféu: a Taça da Associação de Futebol de Setúbal Joaquim José Sousa Marques, que terá como palco da final o Estádio Alfredo da Silva, no Lavradio, Barreiro.