23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
“Em Setúbal dá-se um pontapé numa pedra e nasce um campeão”

“Em Setúbal dá-se um pontapé numa pedra e nasce um campeão”

“Em Setúbal dá-se um pontapé numa pedra e nasce um campeão”

Pedro Afonso (Atleta Esperança do Ano) e futebol feminino do Vitória também foram premiados na Gala

 

 

- PUB -

O Vitória FC foi um dos clubes em destaque na 8.ª edição da Gala do Desporto de Setúbal, evento organizado pela Câmara Municipal que homenageou no sábado os setubalenses que mais se desatacaram em 2023. Fernando Ferreira (Prémio Treinador do Ano) e Pedro Afonso (Atleta Esperança do Ano), ambos em representação da secção de atletismo dos sadinos, e a equipa feminina de futebol (Prémio Equipa do Ano) estiveram entre os agraciados na Gala.

Com mais de 50 anos de dedicação ao atletismo do Vitória, Fernando Ferreira, viu o trabalho desenvolvido na secção reconhecido. No momento em que subiu ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi para receber o galardão das mãos de Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, e da campeã olímpica Rosa Mota, o técnico fez questão de destacar a qualidade dos desportistas que Setúbal tem.

“Foram neste evento distinguidos tantos campeões nacionais que me levam a dar razão e homenagear o meu primeiro treinador, Fernando Marques, que dizia que em Setúbal dá-se um pontapé numa pedra e nasce um campeão. E é verdade! Vejo uma sala cheia de campeões que representam Setúbal em Portugal e no estrangeiro”, disse em alusão aos cerca de 120 atletas, treinadores e equipas do concelho que foram campeões nacionais e internacionais.

- PUB -

Sem conseguir disfarçar a emoção sentida na homenagem, Fernando Ferreira lembrou o seu percurso no Vitória e reiterou a sua paixão pela cidade e clube. “Desde 1966/67 que estou ligado ao atletismo e ao Vitória, tendo tido pelo meio uma passagem pelo Sporting com o professor Moniz Pereira. É um orgulho estar ligado ao Vitória, apesar de haver convites de outros lados. Tenho sempre deixado para trás essa hipótese de sair do Vitória e de Setúbal, que é o meu amor”.

Entre os muitos atletas que ao longo das últimas décadas foram treinados por Fernando Ferreira está Pedro Afonso, vencedor da medalha de bronze no Festival Olímpico da Juventude Europeia e actual líder do ‘ranking’ europeu de sub-18 nos 300 metros. O jovem de 17 anos, nascido a 10 de Janeiro de 2007 recebeu o Prémio Atleta Esperança do Ano e não esqueceu aqueles que ao longo dos anos têm contribuído para a sua evolução.

“Agradeço a atribuição deste prémio que valoriza todo o trabalho que tenho desenvolvido até aqui. Agradeço muito aos meus pais por me terem apoiado desde o primeiro momento, ao meu treinador Fernando Ferreira por me guiar nesta aventura e aos meus colegas de treino”, disse o jovem que foi na época passada campeão nacional de pista em 60 metros, vencedor do campeonato nacional de juvenis em 100 e 200 e campeão nacional júnior em 200 metros.

- PUB -

 

Futebol feminino ganha Prémio Equipa do Ano

 

Nos desportos colectivos, a Gala do Desporto de Setúbal atribuiu o Prémio Equipa do Ano à de futebol feminino do Vitória, que conquistou, invicta, o título nacional da III divisão, subindo ao segundo escalão. Em nome do grupo, a capitã Carla Cardoso agradeceu a distinção. “Mais uma vez, obrigada. Sem os apoios que tivemos (clube e autarquia) nada disto seria possível. Também nada seria possível se não tivéssemos esta equipa técnica e as jogadoras que ainda continuam connosco. Obrigada a todos, vamos continuar a fazê-los sorrir”, disse.

Joaquim Bravo um dos mentores por detrás do projecto que surgiu da cooperação entre os vitorianos e a Escola de Futebol Feminino de Setúbal, também foi porta-voz do plantel que conquistou o título da III Divisão em 2023. “É com enorme gratidão e orgulho que estamos aqui a receber este prémio que só é possível graças ao apoio do Vitória e da Câmara Municipal”, começou por dizer, lembrando a génese da equipa feminina.

“É um projecto de cooperação entre a Escola de Futebol Feminino que desenvolveu um trabalho junto do Vitória que foi pioneiro em termos nacionais. Foi um desafio competitivo em que estivemos ao nível e com a capacidade de ombrear com as equipas que competiam connosco e honrar a cidade. Tudo isto foi graças ao desempenho desta equipa técnica [na altura comandada por Ricardo Miguel Vieira) e destas atletas”.

A finalizar, Joaquim Bravo prometeu que tudo será feito para que a equipa continue na senda dos sucessos. “Cabe-nos continuar a apostar nesta modalidade. A equipa vai continuar a trabalhar arduamente para que consiga ter e manter os registos de êxito que tem tido. Deixamos uma palavra de apreço a todas as atletas do futebol feminino que estão a crescer no nosso distrito e na cidade. Agradecimento também ao nosso coordenador, Vítor Conduto, que nos ajudou imenso a elaborar este processo, e à minha colega Ana Carvalho”.

Além de Fernando Ferreira e Pedro Afonso (atletismo) e da equipa sénior de futebol feminino, a Gala do Desporto de Setúbal teve outros homenageados que representam o Vitória em diferentes modalidades. Na condição de atletas e treinadores, foram premiados campeões nacionais nas seguintes modalidades: Kickboxing, Muay-Thay, Ténis de Mesa PTT, Ginástica e Atletismo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -