12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
“Depois de duas subidas de divisão esta geração merecia um prémio destes”

“Depois de duas subidas de divisão esta geração merecia um prémio destes”

“Depois de duas subidas de divisão esta geração merecia um prémio destes”

Na fase das eliminatórias a equipa sadina [que venceu todos os jogos] foi sem dúvida a melhor e aquela que melhor futebol praticou.

 

Os sub-18 do Comércio Indústria cometeram uma proeza de assinalar ao conquistarem o título de campeões no play-off “B” da Gothia Cup, o maior torneio de futebol juvenil do mundo que este ano foi disputado por 1878 equipas de 69 países que disputaram 4771 jogos.

- PUB -

 

Para os jovens futebolistas é uma experiência inesquecível que ficará para sempre gravada na sua memória não só pela competição desportiva mas também pelo convívio proporcionado com jovens de outros países e outras culturas.

 

- PUB -

Hugo Mira, treinador da equipa sadina, em entrevista ao SETUBALENSE conta alguns pormenores sobre a competição e a forma como os jogadores festejaram a conquista do título.

 

Como treinador da equipa campeã, numa competição tão importante como a Gothia Cup, que tem a dizer neste momento?

- PUB -

É um sentimento de enorme orgulho, orgulho não só por sermos campeões mas um orgulho enorme de representar um clube como o UF Comércio Indústria e escrever o seu nome na maior competição de futebol de formação do mundo. Esta geração de 2005 já merecia há muito um prémio como este. Depois de duas subidas de divisão, agora marcaram o seu nome e do clube na Gothia CUP. Foi de facto fantástico.

 

Depois de ter terminado a fase de grupos em terceiro lugar, alguma vez pensou que poderia ser campeão?

O nosso principal objectivo era ter passado ao play-off “A” mas apanhamos duas equipas muito boas que ficaram nos dois primeiros lugares e foram as duas à final do play-off “A”, isso explica bem a qualidade do nosso grupo. Como não conseguimos o que queríamos o nosso objectivo passou a ser a final do play-off  “B”, o grupo aceitou e acreditou que era possível.

 

Na fase das eliminatórias a equipa esteve imparável, cinco jogos (três dos quais no mesmo dia) e outras tantas vitórias…

Na fase a eliminar fomos sem dúvida a melhor equipa, a que melhor futebol praticou e a que mais queria ganhar. No dia dos três jogos estes craques não almoçaram mas o crer e a sede de vencer fez esquecer tudo.  Lutar pelo clube, pela uma cidade (Setúbal) e pelo país, é algo que só nós, portugueses, sabemos fazer. Amo este grupo.

 

Considera importante a participação em torneios como este?

A nível pessoal é a segunda experiência, o ano passado estive noutro grande torneio, também na Suécia, no Piteå Summer Games com a geração 2007 onde conseguimos um excelente 3.º lugar. Em minha opinião, acho que todos os atletas da formação deviam passar pelo menos uma vez num torneio destes. Não conseguimos explicar por palavras o que é vivido nestas competições, mas amizade principalmente entre equipas técnicas e jogadores é coisa que fica para a vida.

 

Como foi comemorada a conquista do troféu por parte dos jogadores?

Bem, foi uma loucura. Cantaram sem parar de forma constante mas houve também quem tivesse chorado, neste caso atletas que no próximo ano não vão estar no clube. A alegria estava bem patente na cara de cada um, mesmo na cara daqueles que infelizmente não puderam estar no jogo da final. Como já disse não há palavras para descrever a situação.

 

Houve alguma recepção especial á chegada da comitiva?

Na chegada ao Aeroporto de Lisboa estavam dezenas de pessoas. Chegámos às 23 horas mas tínhamos lá avós, mães, pais, amigos, namoradas, mulheres, irmãos, filhos e a Direcção do UFCI. Depois, a caminho de Setúbal foram todos atrás do autocarro. Bem, o clube é isto, é União Futebol Comércio Indústria, acima de tudo família.

 

Há algo mais que queira acrescentar?

Deixar aqui uma palavra a todas as equipas portuguesas que estiveram no Gothia CUP. Todas tiveram prestações muito boas e representaram muito bem o país e a região. E nós que representámos muito, mas mesmo muito bem a cidade de Setúbal e o nosso UF Comércio Indústria.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -